Referência para pacientes de 24 cidades da região, o Cresep (Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa) de Araraquara encerrou os atendimentos prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde) após seis anos. A decisão, segundo a instituição, partiu dos municípios atendidos.
Em outubro do ano passado, o portal acidade on noticiou que a instituição poderia encerrar atendimentos de urgência e emergência caso não fosse revista a política de pagamento pelos serviços realizados.
Desde 2017, o centro prestava atendimentos oftalmológicos de média a alta complexidades, que eram financiados pelo governo federal com um recurso de R$ 134 mil repassados pela prefeitura de Araraquara.
VEJA TAMBÉM
Ingresso para festa universitária em Araraquara vira caso de polícia
Estudante ameaça matar colegas com tesoura em escola de Araraquara
Segundo o advogado do Cresep, Raul de Melo Franco Junior, mesmo com a instituição exigindo formalização, o serviço era prestado sem contrato. Após insistência, em março do ano passado, a prefeitura apresentou uma minuta, mas que foi considerada “irreal”.
Obrigava a instituição a fazer tudo o que aparecesse para receber o valor do repasse, que eram R$ 134 mil para atender praticamente 2 mil consultas mais os retornos. É um valor que a instituição não consegue se manter”, afirmou o advogado.
Após debate em torno do assunto, a Prefeitura de Araraquara informou, em fevereiro, o encerramento do convênio e que a decisão partiu dos municípios atendidos. “Desde março de 2022, os municípios e o Cresep têm negociado a elaboração de um contrato que adequasse a disponibilidade de recursos às necessidades dos municípios. Diante do impasse que perdurou por 9 meses, os 24 municípios decidiram, após reunião realizada no DRS, encerrar a parceria com a entidade”, afirmou.
Conhecido como Hospital de Olhos de Araraquara, o Cresep atendia pacientes dos 24 municípios que compõe a DRS-III (Diretoria Regional de Saúde III), entre eles Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia e Trabiju.
Por mês, a entidade sem fins lucrativos realizava cerca de 2 mil atendimentos, sendo, pelo menos, 600 pacientes continuamente. Ao todo, 24 médicos, além de uma equipe médica, eram disponibilizados e que, agora, serão desligados.
E AGORA?
Com fim do convênio, todos os pacientes oftalmológicos dos 24 municípios da DRS III passarão a ser atendidos no serviço de oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, que já era referência para o município de Araraquara e outros 7 municípios da região central para este atendimento.
Os pacientes que eram atendidos ou tinham consulta marcada no Cresep devem procurar a secretaria Municipal de Saúde, na Av. Padre Francisco Salles Culturato, 925, na Vila Nice, ou pelo telefone (16) 3301-1700.
LEIA MAIS
Vacina bivalente: pessoas com comorbidades podem tomar o imunizante