Com baldes e bacias, moradores da região do bairro Selmi Dei, na zona norte de Araraquara, aguardavam ansiosos por um caminhão-pipa, que passou a abastecer as residências nesta quinta-feira (10). Eles estão sem água há mais de 48 horas.
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) faz um serviço emergencial no poço responsável pelo abastecimento, e a previsão inicial é que o reparo só seja concluído nesta sexta-feira (11). Enquanto isso, os moradores estão revoltados e buscando alternativas.
A aposentada Darleia Marins Machado, de 58 anos, afirma que a água que está nos baldes será utilizada no banheiro. “Ontem, eu tive que tirar água do filtro para dar banho na neném [sua neta]”, lembra. “Meu filho foi trabalhar sem tomar banho e já não podemos mais usar o banheiro”, completa.
Darleia conta que já não tem mais água na caixa e que esta dependendo do caminhão-pipa. “A gente está com louça na pia, está tudo amontado”, descreve.
Para a aposentada Neusa Aristides de Andrade, 62, a situação “está horrível, um caos”. Antes do caminhão-pipa, a família estava buscando água na casa de uma pessoa conhecida, no residencial Vale Verde.
“Deveriam ter avisado antes para a gente se preparar”, desabafa a aposentada sobre o longo período sem água nas torneiras.
A situação também está complicada para os comerciantes. Um mercado do bairro está utilizando galões de água de 20 litros levados pelos proprietários.
A gerente do estabelecimento, Mariana Barbosa de Lima, conta que ainda na terça-feira (8), houve abastecimento em alguns períodos do dia, mas que o fornecimento foi suspenso totalmente.
“Se agravou ontem porque não voltou, nenhuma gotinha”, diz. “A gente utiliza água na limpeza, na climatização e na padaria, mas o impacto tem sido maior na limpeza”, afirma.
O mecânico, Luís Carlos Pena, 64, diz que o pouco de água que tem na caixa está acabando. Ele aproveitou o caminhão-pipa para abastecer alguns baldes.
“É duro, a gente fica a ver navios”, diz. “Esta água a gente vai usar para lavar a louça”, completa.
Procurado, o DAAE afirma que disponibilizou caminhões-pipa, sendo um em posto fixo, localizado no próprio poço Selmi Dei 2 e outro volante, que percorreu os bairros.
Na última quarta-feira (09/02), os caminhões ficaram disponíveis até as 22h30 e nesta quinta-feira (10/02), o atendimento à população teve início às 7h.
Os caminhões-pipa ficarão disponíveis até o abastecimento de água no setor encontrar-se normalizado.
A previsão é de que a normalização do fornecimento de água ocorra ainda hoje, um dia de antes do previsto.
Envie denúncias e sugestões pelo WhatsApp do acidade on – 16 99151-3088