Moradores da Avenida Edmundo Borghi, no Cidade Jardim em Araraquara, reclamam do descaso da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos depois que a pasta deixou parte do trabalho inacabado.
Bocas de lobo abertas, calçadas quebradas, e uma quadra inteira deixada para trás. Esses são alguns dos problemas deixados pela prefeitura para os moradores.
O bairro ficou mais de dez anos sem asfalto completo. “Faz mais de um ano que estão asfaltando e não terminaram, faltando uma quadra para emendar com o asfalto das outras ruas, não completaram. Uma avenida que liga os dois bairros e só uma quadra que não tem asfalto”, disse a analista de privacidade Fernanda Taub, de 40 anos.
A quadra em questão é o elo entre a Avenida Edmundo Borghi e a R. Antonio Fernandes.
De qualquer jeito
Além da quadra inacabada a prefeitura deixou vários buracos no fim da rua e as bocas de lobo abertas. “Sem sinalização nenhuma, segurança. Perigosíssimo uma moto passar e não ver à noite”, teme Taub.
A educadora física Charlene Neves Zampieri Cavalaro, de 41 anos, mora no bairro há cinco. A quadra onde fica sua casa foi asfaltada há três semanas, porém, as bocas de lobo instaladas ficaram abertas.
“Tem várias, várias, várias. Quase todas as bocas de lobo estão abertas e as tampas estão lá na esquina. E eles nunca mais voltaram”, disse a moradora.
A obra mal feita também acabou prejudicando Charlene. “Moro bem na divisa, entre o asfalto velho e o asfalto novo, e o asfalto novo, principalmente a guia, ela é mais alta do que o velho, aí não tem caída, então eu tenho a poça bem na frente do meu portão, sendo que na outra ponta do meu terreno tem um bueiro e eles não fizeram a caída naquela direção. Então empoça tudo no meu portão, ficou um buraco mesmo assim, ficou bem desnivelado, a água não escoa, só se ela estiver forte, aí ela escoa, se não ela vai e volta tudo. Quebraram minha calçada também, mas isso ainda relevo mais, agora a água empoçada, isso acaba comigo”, disse.
Falta de sinalização
Por causa da falta de sinalização, os carros passam em alta velocidade na via. “Eles vêm muito rápido lá do Maria Luiza sentido Cidade Jardim. As crianças, se estiver atravessando, você não aguenta gritar para eles correrem e ir para a calçada. Parece cena de filme, vem o carro no regaço e aquela nuvem de poeira. Você não sabe se você corre para pegar a criança ou se você corre para fechar a janela da casa”, contou Charlene.
Resposta do poder público
Questionada, a prefeitura respondeu em nota que:
“De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos não houve abandono da obra mencionada. Todos os serviços licitados foram executados. Neste mês de maio, na segunda fase dos trabalhos, a programação das equipes inclui a construção de calçadas e a conclusão das bocas de lobo.”
O acidade on também questionou se o serviço de inserção do asfalto entre a Avenida Edmundo Borghi e a R. Antonio Fernandes está incluso no cronograma para finalização do trabalhos, mas não foi respondido.