A sobrecarga de pacientes procurando a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central de Araraquara vem acontecendo há alguns dias.
Na última sexta-feira (22) segundo informações apuradas pela rádio CBN no local, a espera para atendimento médico estava demorando em média 4 horas.
A reportagem apurou que poucos leitos estão disponíveis na Upa , e que a maioria dos atendimentos é de pessoas com sintomas de dengue.
Por meio de uma nota, a Prefeitura informou que tanto a UPA Central, como os demais serviços públicos de pronto-atendimento estão com suas equipes completas, mas que realmente há uma alta demanda em todos os serviços, por pacientes com suspeita de dengue.
Ainda de acordo com a nota, o atendimento para pacientes com dengue é mais demorado, devido a exames e testes, além de hidratação venosa, a rotatividade de pessoas é mais demorada.
PONTOS DE ATENDIMENTO PARA DENGUE
Vale ressaltar que outros pontos da cidade também atendem casos suspeitos de dengue, como a UPA da Vila Xavier e a UPA do Valle Verde, 24 horas por dia.
Araraquara também tem o Centro de Atendimento de Dengue, no Hospital de Campanha, que atende todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7 às 21 horas.
Além de espalhar mais os atendimentos, para desafogar as unidades pronto atendimento, é importante que a população esteja engajada no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Neste sábado (23) ações de combate a dengue serão realizadas nos bairros vila Ana Adelaide, Jardim Residencial Lupo, Jardim Acapulco, Yolanda Ópice.