Três lojas sofreram tentativa de furto na madrugada desta terça-feira (08), no Centro de Araraquara.
Na ocasião, uma loja de celulares, localizada na Rua Nove de Julho (Rua 2) e que tinha a porta de vidro, chegou a ser invadida e não se intimidou com o alarme disparado. Entretanto, ele encontrou apenas caixas vazias e acabou fugindo com três celulares usados para demonstração
Outras duas lojas de celulares e de eletrodomésticos tiveram apenas as portas danificadas.
“Chegamos aqui e a porta já estava arrombada, mas, graças a Deus, não conseguiram levar nada. Aqui no Centro está bem complicado, com um número cada vez maior de vândalos e já não sentimos mais segurança, principalmente para comércio”, explica o gerente de uma das lojas invadida nesta madrugada, Raul Vitor Chiarotto.
Insegurança
Mas a insegurança vivida pelos comerciantes da região Central não é de hoje. A comerciante Adriana de Mendonça Ferreira vive um verdadeiro drama. Proprietária de uma loja de roupas de festa foi furtada oito vezes no ano passado. Um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil.
“Teve uma vez que chegamos aqui e estava tudo arrebentado. Na loja 1, que íamos inaugurar em agosto, eles assaltaram logo após a inauguração, arrebentaram todo o banheiro, levaram o tanquinho, microondas, até os garfos. Eles arrebentaram o vidro da frente”, ressalta.
A comerciante ressalta ainda que, devido aos sucessivos assaltos, eles seguem trabalhando com medo. “Eu tive que comprar novamente o tanquinho, o micro-ondas pois as meninas estavam comendo comida gelada. E é uma dor no peito muito grande, pois estávamos retornando depois de um ano e meio sem trabalhar”, explica.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ressalta que as forças de segurança estaduais atuam de maneira integrada para combater a criminalidade e proteger a população em toda a região de Araraquara.
“A Polícia Militar, por meio do CPI-3, analisa periodicamente as áreas com maior incidência criminal para realizar operações específicas, como a Interior Mais Seguro e a Rodovia Mais Segura. Além disso, as ações de policiamento ostensivo, preventivo e de polícia judiciária foram intensificadas em todas as regiões. Somente em janeiro, as instituições de segurança prenderam e apreenderam 71 criminosos no município e recuperaram nove veículos roubados e furtados. Os casos citados pela reportagem são investigados pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araraquara. Diligências são realizadas em busca de elementos e testemunhas que auxiliem na identificação dos autores”, afirma a secretaria.