A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu, nesta quarta-feira (4), o período de inscrição para o vestibular 2025. Em Araraquara, são 764 vagas disponíveis em 10 áreas de atuação.
Os interessados têm até o dia 10 de outubro para fazer a inscrição pelo site da Fundação Vunesp (clique aqui para se inscrever). A taxa é de R$ 210.
Ao todo, a Unesp tem 6.596 vagas em 136 cursos de graduação em 24 cidades do estado. Somente em Araraquara, são oferecidos os cursos de Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Química, Farmácia, Letras, Odontologia, Pedagogia e Química.
A instituição oferece redução de 75% no valor da taxa de inscrição para alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual. Estes candidatos pagarão R$ 52,50.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública também destina 50% das vagas de cada curso de graduação para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
O VESTIBULAR
A primeira fase do Vestibular Unesp será realizada em 15 de novembro, e a segunda entre nos dias 8 e 9 de dezembro em 35 cidades, sendo 31 municípios em todas as regiões do Estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
No primeiro dia, os candidatos terão cinco horas para responder 90 questões objetivas de múltipla escolha nas áreas de linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da Natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Já no primeiro dia da segunda fase, serão 24 questões discursivas nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
No segundo dia da segunda fase, serão 12 questões contemplando a área de linguagens e suas tecnologias, tendo como elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte e a redação em gênero dissertativo.