A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” realiza nos dias 17 e 24 de setembro o projeto “Escuta no Campus”. A iniciativa é voltada para estudantes e colaboradores da Instituição de Ensino, das 8 às 12 horas, em frente ao espelho d’água, no Campus de Araraquara.
Ao acidade on, a psicóloga regional da Reitoria da Unesp, Juliene Leiva, disse que o objetivo da ação é promover o acolhimento e escuta qualificada, em um ambiente mais próximo dos estudantes e trabalhadores da universidade.
“Ao realizar o atendimento, os psicólogos, experientes nessa modalidade, também irão orientar e informar sobre os serviços de Psicologia existentes na comunidade, incentivando a busca por apoio e acompanhamento psicológico quando isto se fizer necessário”, explicou.
“Muitas vezes as pessoas que convivem na Universidade enfrentam dificuldades ligadas ao fato de se encontrarem distantes da família, não contando ainda com vínculos estabelecidos na comunidade, além de problemas relacionados ao seu desempenho acadêmico, envolvendo também o aspecto emocional”, completou, justificando a iniciativa.
VEJA TAMBÉM
Cervejaria confirma adiamento das obras em Araraquara
Araraquara segue sem previsão da 4ª dose em menores de 30 anos
Para a realização do projeto “Escuta no Campus”, oito psicólogos voluntários, que atuam no projeto “Escuta no Parque” – conduzido na cidade desde 2019, seguindo orientações do Conselho Regional de Psicologia (CRP) -, atenderão por ordem de chegada.
“A coordenadora do projeto, psicóloga Daniela Faria, atendeu generosamente o convite do serviço de Psicologia da Reitoria da Unesp, considerando a relevância e a pertinência da iniciativa também no ambiente universitário”, afirmou.
“Além disso, é importante mencionar também que a ideia de convidar o grupo “Escuta no Parque” para atuar no mês de setembro partiu do psicólogo Everton de Castro Resende que, enquanto estudante da Unesp, se mostrou sensível às demandas por atenção e cuidado em saúde mental que existem em nosso meio”, completou.
A iniciativa faz menção ao mês em que se aborda a importância da prevenção do suicídio, porém, a ideia é que outras ações sejam pensadas com o sentido de promover a saúde mental no ambiente universitário permanentemente, com o programa de “Setembro em Setembro”.
“Novas ações serão promovidas nos diversos campi da Unesp, de forma cada vez mais articulada, para que de fato seja concretizada a razão de ser da Universidade, ao fortalecer e preservar a integridade de todas as pessoas que a constituem, e que requerem atenção e cuidado em todos os meses do ano”, finalizou.