A alta procura por atendimento de pacientes com dengue ou suspeita da doença obrigou a Unimed Araraquara a reabrir o Centro Epidemiológico, no Jardim Higienópolis, a partir desta sexta-feira (1º). Usuários do plano de saúde têm relatado demora nos atendimentos no pronto atendimento.
Em entrevista à CBN, o diretor hospitalar do plano de saúde, Antônio Carlos Durante, disse que o Hospital São Paulo estava sobrecarregado. “Nesta semana nós conseguimos atender, mas com alguma dificuldade”, afirmou.
Sem apresentar números de atendimento, o médico justificou que o centro epidemiológico, que foi estruturado inicialmente para casos de covid-19, está preparado para atender pacientes com dengue ou com suspeita da doença.
“O espaço nós já tínhamos, por isso que nossa maior dificuldade foi com a contratação de profissional, tanto limpeza, apoio e enfermagem. Não podemos colocar essas pessoas para trabalhar sem que elas realizem alguns exames e cumpram alguns trâmites mais burocráticos”, explicou.
O Hospital São Paulo deve concentrar os casos mais graves, como mal-estar, diarreia e vômitos com sangue. Os demais deverão procurar o centro epidemiológico.
O local vai funcionar diariamente, das 7h às 16h, mas o horário poderá ser estendido de acordo com a necessidade e a demanda. O centro fica na Rua Papa João Paulo I, 1400, no Jardim Higienopólis.
Segundo o médico, os exames serão feitos no terceiro dia de sintomas, mas os cuidados já começam após os primeiros atendimentos.