A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier voltará a atender exclusivamente casos de covid-19, a partir desta sexta-feira (27). O município aponta aumento da demanda nas últimas semanas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, a explosão de casos exigiu a reorganização do serviço prestado na unidade. “Todos os serviços públicos de pronto-atendimento de saúde estão com suas equipes atuando durante 24 horas, mas a demanda realmente cresceu, tanto no serviço público quanto no privado, o que exige essa reorganização para melhorar o atendimento”, explicou.
Nesta quinta-feira (26), Araraquara confirmou 719 novos casos de covid-19, o equivalente a 45% de 1.598 testes realizados. Maio, inclusive, já registra três vezes mais casos de covid-19 que o mês de abril.
LEIA TAMBÉM
Araraquara confirma 719 novos casos de coronavírus
Covid-19: maio registra o triplo de casos que abril em Araraquara
“A Saúde está empenhada em manter o serviço de qualidade que vem sendo prestado desde o início da pandemia”, afirmou a secretária.
Eliana Honain reforçou a eficácia da vacina contra o coronavírus, que pode evitar as formas mais graves da doença, além da importância das medidas preventivas que evitam a transmissão.
“Nós temos uma alta adesão à vacinação no município, com mais de 90% da população com as duas doses e isso tem evitado o agravamento dos casos, apesar do aumento dos números de positivados”, disse.
“É importante que as pessoas busquem completar o esquema vacinal para se proteger. E também é importante retomar a atenção com as medidas sanitárias que já se mostraram eficientes para evitar contaminações”, completou.
A orientação é que as pessoas evitem aglomerações, utilizem álcool em gel e máscaras para se proteger.
DENGUE
Pacientes com suspeita ou com diagnóstico de dengue devem procurar o Centro de Atendimento de Dengue, no antigo hospital de campanha, que está atendendo com consulta, exames e reidratação, das 7 às 21 horas, todos os dias.
As demais patologias, inclusive a dengue, voltam a ser atendidas nas UPAs Central e Valle Verde, além das unidades de saúde.