Com a previsão de frio intenso e sensação térmica negativa para essa sexta-feira (30), aumenta a preocupação com as pessoas vulneráveis, em especial crianças, idosos e também moradores em situação de rua.
Pensando nisso, a Prefeitura tem intensificado a ação de abordagem da população que vive em situação de rua no município, oferecendo acolhimento neste período de frio intenso na cidade.
Segundo a administração municipal durante o dia e à noite equipes estarão nas ruas abordando, orientando e oferecendo acolhimento na Casa de Acolhida, que possui capacidade de atender cerca de 60 pessoas.
Também foi organizado, na Casa de Acolhida, um espaço apropriado para abrigar os cães destas pessoas, com segurança.
A Prefeitura explica que se houver necessidade, ainda pode fazer encaminhamento para as instituições parceiras deste serviço, que são o São Pio e o Sacrário do Amor. Os que não aceitam acolhimento recebem cobertores, mas a prioridade é convencê-los a sair das ruas.
Em alguns casos, equipes da secretaria municipal de Saúde também estão sendo acionadas para vacinar contra a covid-19 as pessoas em situação de rua que ainda não foram imunizadas.
Na primeira noite de frio intenso, de quarta (28) para quinta-feira (29), 29 pessoas pernoitaram na Casa de Acolhida. Outros, após a abordagem, retornaram à residência da família para passar a noite, segundo apurou o SEAS.
A equipes continuam atuado em vários pontos da cidade, incluindo a praça Santa Cruz, Alameda Paulista, Via Expressa, proximidades dos pontilhões da região central e também nas proximidades do Terminal Rodoviário.
Além disso, qualquer cidadão que encontrar uma pessoa em situação de rua e quiser ajudar, pode acionar estas equipes ligando para a Casa de Acolhida, no telefone 3336-7510, ou ainda para a Guarda Civil Municipal/Defesa Civil, no 153.