Entre janeiro e julho de 2021, foram aplicadas 44.173 multas de trânsito municipais em Araraquara. A infração por excesso de velocidade lidera a lista, com 20.388 pessoas multadas. Estacionar de madeira irregular, ultrapassar o sinal vermelho e dirigir usando o celular também estão entre os casos mais frequentes.
De acordo com o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, os dados do município englobam as infrações que não exigem abordagem ao motorista, sendo que infrações como dirigir alcoolizado, acidentes de trânsito e falta de manutenção no veículo entram nas estatísticas estaduais.
Para Coronel João Alberto, as multas por excesso de velocidade têm relação com a falta de conscientização sobre um trânsito mais seguro. “A pessoa acha que pode ter controle sobre a velocidade, mas na realidade não é assim. Excesso de velocidade é uma infração extremamente grave pois em caso de acidente pode aumentar a gravidade dos ferimentos e até levar a morte”, explica.
O secretário explica que conter a velocidade minimiza os riscos de acidente. “No Brasil existe essa cultura de pensar que os radares estão atrelados a uma indústria de multa, sendo que não é isso que acontece. Os radares são colocados em locais com registros de acidentes e que têm potencial para provocar mais acidentes. O poder público atua nesse sentido, de minimizar os danos e o risco à integridade física”, afirma.
Sobre o celular, o secretário afirma que também falta conscientização, já que a distração causada pelo aparelho pode provocar um acidente, colocando em risco a vida não só de quem está dirigindo como das demais pessoas na via. “Fazemos campanhas de conscientização, abordagens por um trânsito mais seguro, essa educação é importante. Às vezes, mesmo a pessoa tendo que pagar a multa, ela não assimila que é perigoso dirigir usando o celular, por exemplo. As pessoas acham que estão no controle, que nunca vai acontecer com elas”, finaliza.