Após muito preparo e dedicação, a estudante de direito de Araraquara, Maya Montinegro, venceu o concurso Miss Gay São Paulo 2022 na última terça-feira (24).
Maya é a atual Miss Gay Araraquara e se dedica à arte transformista desde 2015. Já participou e venceu vários concursos no interior paulista, e tinha o sonho de conquistar o Miss Gay SP.
Para a nova Miss, vencer o concurso não é apenas uma conquista pessoal, mas, sim, de luta contra a LGBTfobia e pautas pelas minorias.
“Para mim significa uma realização de um sonho, foi muito importante porque acredito que a Miss não traz o protagonismo para si, acredito que a obrigação da miss é usar a voz em pautas necessárias como a LGBTfobia, o machismo, transfobia, racismo. É esse o meu papel. Espero conseguir desempenhar todas essas militâncias dentro das adversidades que nós vivemos hoje”, avaliou.
PREPARAÇÃO E APOIO LGBT
Maya disse que se preparou muito para o concurso deste ano e contou com apoio da comunidade LGBT de Araraquara. Desde 2019 ela representa Araraquara no Miss Gay, pois devido a pandemia , ainda não foi realizado um novo evento na Morada do Sol.
“Em 2016 eu participei do Miss SP, onde não entrei nem no Top 12, de lá pra cá iniciei a minha preparação, mudei conceito e venci miss Araraquara em 2019 mas focava São Paulo. Tive muito suporte, inclusive psicológico, da Filipa Brunelli e Érika Matheus, foram pessoas fundamentais na minha trajetória”, comentou.
Segundo Maya, ela foi eleita quase em unanimidade: dos 16 jurados, 14 votaram nela. “Estou cada vez mais feliz, me preparei muito, tive problemas mas acredito muito em Deus e consegui vencer”, apontou.
Em setembro, Maya Montenegro será a anfitriã do concurso Miss Brasil Gay 2022 que será realizado na capital. Ela representa o estado de São Paulo e leva o nome de Araraquara mais uma vez para os palcos.