Roberto Schiavon
O Workshop “Na Régua”, que será realizado nesta segunda-feira (23), às 19 horas, no Valle Verde, em Araraquara, vai ensinar o ofício de barbeiro e cabeleireiro a adolescentes e adultos a partir de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via WhatsApp. “A ação surgiu da necessidade de jovens e adolescentes de conhecer uma profissão que lhes ofereça novas opções de vida”, explica José Lopes Nei, organizador do evento.
O workshop será ministrado pelos profissionais Deividi Oliveira e José (Conceito Quebrada), moradores do Valle Verde e Adalberto Roxo, com 20 anos de experiência em corte e cursos em Araraquara e outras cidades do Estado.
De acordo com Nei, os profissionais apresentarão os equipamentos necessários e demonstrarão estilos de corte, com uso de tesouras e navalhas e técnicas “freestyle” e cortes para cabelos black.
“Conversando com vários meninos e meninas, muitos demonstraram o desejo de aprender a cortar cabelo, seja para desenvolver essa habilidade na quebrada ou para conseguir emprego em salões e trilhar um novo caminho”, comenta Nei.
NOVAS POSSIBILIDADES
O organizador do evento ressalta que o território que inclui os bairros Valle Verde, Selmi Dei e São Rafael tem grandes índices de vulnerabilidade e violação de direitos, até mesmo com situações de trabalho infantil, mas também abriga uma comunidade que busca novas possibilidades.
“Essa ação vem justamente ao encontro dessa necessidade, criando algo que fale a língua da quebrada e faça parte do seu cotidiano. Assim, temos melhores condições de mobilizar e construir, de forma coletiva, novos caminhos”, acrescenta.
Os próprios profissionais Deividi Oliveira e José (Conceito Quebrada) são exemplos de que é possível construir uma vida digna por meio do corte de cabelo “Na Régua”, já que mantêm seus negócios nas comunidades onde cresceram.
O workshop “Na Régua” será realizado no Quilombo Rosa, na Avenida Lázaro Machado, nº 1150, Valle Verde. A realização é do Coletivo Bases e seu Núcleo de Educação Popular Bases. Os participantes terão direito a certificado. Mais informações: @coletivo_bases.