Após encerrar março no vermelho, o mês de abril terminou com saldo positivo de 260 novos postos de trabalho, em Araraquara. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e foram atualizados nesta segunda-feira (06).
O saldo é a diferença entre as 3.298 contratações e 3.038 demissões do período. No mês anterior, foram fechadas 173 vagas.
Em abril, todos os setores apresentaram bom desempenho, com destaque para Serviços que gerou 95 novas carteiras assinadas.
Na sequência, aparecem Construção (68), Indústria (43), Comércio (27) e Agropecuária (27).
Para o economista, Eduardo Rois Morales Alves, Araraquara acompanhou a mesma tendência do país. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostraram que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril – menor nível desde 2016.
“No primeiro momento, a identificação clara é de que a retomada em Araraquara passa também pelo setor de Serviços, como acontece no país. Serviços pessoais, de entretenimento, que demandam a presença do consumidor são a grande força da retomada da economia e redução do desemprego”, explicou a Rádio CBN Araraquara.
Dos empregos gerados em abril, a maioria tinha ensino médio completo (114) e idade entre 18 e 24 anos (116). Homens representaram a maioria dos admitidos, com 62% do total.
Em relação a abril de 2021, Araraquara gerou menos oportunidades. No mesmo período do ano passado, foram 500 novas carteiras assinadas.
OSCILAÇÃO
O setor de Serviços que se destacou em abril, foi o que teve o pior desempenho no mês anterior, com 268 postos a menos.
Para o economista, esta variação indica instabilidade da retomada do setor na cidade. “A oscilação é maior que a média brasileira, que vem apontando, nos últimos nove meses, que a retomada da economia e a redução do desemprego passam por recuperação vigorosa dos Serviços. O setor está crescendo em Araraquara, mas com oscilações”, justificou.