Além de movimentar as vendas do comércio, o Dia das Mães também é bem visto pelos restaurantes de Araraquara, que projetam um aumento na procura para o próximo domingo (08). A expectativa do setor é de um crescimento médio de 30%.
Empresários ouvidos pelo acidade on atribuem este otimismo ao fim das restrições e ao retorno das confraternizações familiares, após dois anos de pandemia.
Cleiton Bonasina é proprietário de um restaurante na Vila Xavier. Ele espera um movimento 30% maior em relação a um domingo comum.
Mesmo sem fazer reservas, ele conta que muitas pessoas têm ligado para tentar garantir uma mesa.
“É um dia atípico, bem movimentado. Normalmente, as pessoas chegam a esperar de 40 a 60 minutos na fila”, lembra.
Para dar conta dos atendimentos, o restaurante irá abrir mais cedo e contratar funcionários. “Com certeza, neste ano, está todo mundo esperançoso”, diz.
Em um restaurante, no Jardim Nova América, a expectativa é de um movimento ainda maior. O sócio-proprietário, Adilson Jeziur, espera o dobro de clientes.
Com as portas fechadas nos dois últimos Dias das Mães por conta da pandemia, ele acredita que os reencontros devem aumentar a procura. “Esperamos um resultado melhor do que antes da pandemia, com salto de uns 120%”, avalia.
Para atender a demanda, o sócio-proprietário deve contratar funcionários temporários. Segundo ele, como não há reservas, o tempo de espera também deve ser maior.
Em uma churrascaria, que fica na Fonte, a projeção é de uma procura entre 40% e 50% acima do normal para o dia. Uma das responsáveis pelo restaurante, Mayara Araújo, diz que a expectativa é grande depois de dois anos fechados.
“Vamos torcer para isso. Normalmente nestas datas, o pessoal sempre dá um jeito de sair, Tem gente com filho, família, tem de tudo”, diz.
O presidente do sindicato dos Bares e Restaurantes de Araraquara (Sinhores), Willian Jorge Molina Gil, fala que a expectativa é bastante grande, mas, que é preciso considerar a crise financeira que atinge as famílias.
“É um dia bastante forte, restaurantes fazem contratações extras. Creio que vá melhorar um pouco, uns 30% a mais”, analisa.