Apenas 15% dos araraquarenses acertaram as contas com o leão, até o momento. Segundo dados da Receita Federal, 9.529 contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022, de um total de 60.631.
A entrega da declaração teve início no dia 7 de março e segue até 29 de abril.
Neste ano o contribuinte irá se deparar com algumas novidades no momento de fazer a declaração do imposto de renda. Uma delas é a declaração pré-preenchida, como explica o auditor fiscal da Receita Federal, Edson Ribeiro.
“Com esses dados você confere se está correta, vem os dados da fonte pagadora, plano de saúde ou do médico que você passou”, explica Edson.
Para aderir a essa modalidade é preciso ter uma conta nível prata ou ouro na plataforma digital do governo federal. “Você pega uma senha no site do e-gov e a pessoa consegue puxar esses dados”, ressalta.
Além da funcionalidade da declaração pré-preenchida, pela primeira vez, será possível receber a restituição do imposto de renda por pix. Segundo a receita, a ferramenta agilizará o pagamento das restituições nos casos em que houve mudança de conta bancária após a entrega da declaração. Outra inovação será o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de pix. O sistema instantâneo de pagamentos do banco central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do simples nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas.
“A vantagem de quem entrega a declaração antes, é que ela irá receber a restituição antes. Obviamente que tem as prioridades, como idosos ou doença grave. A pessoa recebe logo após esse público”.
Quem deixar de declarar o imposto de renda no prazo determinado vai pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido.