Araraquara e São Carlos podem receber até 30 de junho a liberação de instalação de antenas do 5G. As duas cidades tiveram o planejamento aprovado pela Agência.
Outros municípios da região também tiveram estudos aprovados pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), responsável pela “limpeza” da faixa de comunicação que será usada pelo 5G puro (standalone). (veja lista abaixo)
Com o planejamento aprovado, as empresas têm o aval para realizar estudos de uso de suas frequências, o que deve ocorrer até o fim do semestre. Após a liberação do uso do sinal, previsto para até o findar de junho, há ainda outro caminho a ser percorrido: o do licenciamento e ativação das antenas 5G. Este último, porém, depende da estratégia comercial de cada operadora de telefonia.
VEJA TAMBÉM
‘Sextou’ com sol e previsão de chuva em Araraquara
Trio armado rende vigilante e rouba residencial em Araraquara
Atualmente, TIM, Claro e Vivo operam em Araraquara com antenas próprias. Na Morada do Sol, são 121 estações em operação. Nas duas cidades, a TIM é a que possui o maior número de antenas. Em São Carlos, 109 estações operam, grande parte com sinal em 4G.
Municípios menores serão contemplados
A mais recente orientação do Gaispi e da Anatel é para que municípios pertencentes a regiões metropolitanas e de agrupamentos urbanos sejam contemplados com o 5G o quanto antes.
Na região Central de São Paulo, ganharam prazo para ativação até 30 de junho:
Américo Brasiliense
Boa Esperança do Sul
Gavião Peixoto
Ibaté
Descalvado
Analândia
Brotas
Nova Europa
Rincão
Santa Lúcia
Santa Rita do Passa Quatro
Corumbataí
Itirapina
Rio Claro
De acordo com a Anatel, 487 municípios já tiveram a exploração do 5G liberada. Ontem (23), a agência liberou a faixa dos 3,5 GHz nas cidades de Sertãozinho, Brodowski, Dumont e Jardinópolis, da região de Ribeirão Preto.
Promessa de sinal mais rápido
O 5G puro pode atingir velocidade até 100 vezes maior do que a tecnologia 4G, atualmente presente na maioria dos smartphones. A taxa máxima teórica de transmissão de dados pode chegar a 20 Gpbs (Gigabits por segundo), contra 100 Mpbs (Megabits por segundo). O novo serviço também tem ganhos na velocidade de upload, essencial para alguns tipos de atividades online.
LEIA MAIS
Veja o que fazer caso tenha viagem marcada para o litoral norte de SP