O prédio do antigo Extra Hipermercados, no Centro de Araraquara, poderá ser alugado por 25 anos para a rede Assaí Atacadista. Ao todo, 17 imóveis do Grupo Pão de Açúcar em 14 cidades do país terão o mesmo destino.
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) autorizou a compra dos imóveis pela Barzel Retail Fundo de Investimento Imobiliário. Após a aquisição, eles serão alugados ao Assaí Atacadista pelo período mínimo de 25 anos.
Em parecer, a SG/Cade entendeu que não há preocupações concorrenciais, já que os imóveis continuarão sendo operados pelo mesmo grupo vendedor. Esta operação é usualmente denominada no setor imobiliário como “sale and lease back” ou “venda e locação de volta” em português.
Ainda segundo o parecer, o Grupo GIC Realty, proprietário da Barzel, não detém, atualmente, investimentos em imóveis comerciais voltados à atuação supermercadista ou hipermercadista.
Os prédios estão localizados em Araraquara, Ribeirão Preto e Sorocaba (SP), além de Fortaleza (CE), Aracajú (SE), Palmas (TO), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Campina Grande (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), e Parnamirim (RN).
APROVAÇÃO FINAL
Se o Tribunal do Cade não chamar o ato de concentração para análise ou não houver interposição de recurso de terceiros interessados no prazo de 15 dias – contando a partir de 23 de março – a decisão da Superintendência-Geral terá caráter terminativo e a operação estará aprovada em definitivo pelo órgão antitruste.