Pelo oitavo mês consecutivo, Araraquara registrou saldo positivo na geração de postos de trabalho. Novembro foi o mês com mais contratações, terminou com 1.155 novas carteiras assinadas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (23).
Ao longo do mês, 2.397 pessoas perderam o emprego. Por outro lado, 3.552 trabalhadores foram contratados. Ou seja, diferença positiva.
No acumulado do ano, são 4.515 novas carteiras assinadas.
Até então, setembro tinha tido o melhor desempenho, com 898 novos postos. Apenas março terminou no vermelho, com o fechamento de 569 oportunidades.
O economista Eduardo Róis comentou o processo de retomada da economia local e geração de emprego.
“Esse é um resultado referente a dois fatores, o processo da retomada da economia em superação a pandemia, e o avanço da vacinação que possibilita o retorno do comércio”, avaliou.
SETORES
O setor de Serviços foi o que mais contratou em novembro (424). Na sequência, aparecem Comércio (260), Indústria (240) e Construção (175).
Após cinco meses com saldo negativo, a Agropecuária também apresentou sinais de recuperação, com 56 trabalhadores contratados.
“Essas contratações de novembro são explicadas em parte pelo movimento do comércio que gera vagas temporárias nessa época, mas mostra essa retomada e geração de empregos, assim como o setor agropecuário , um setor importante da economia, que gera muito emprego e dá uma contribuição fundamental ao PIB de Araraquara”, reforçou.
PERFIL
Trabalhadores com ensino médio completo tiveram mais oportunidades (702). Principalmente aqueles de 18 a 24 anos (440). Homens foram maioria com 610 contratações, ou seja, 52% do total.
“Esses números representam um alento na retomada e tomara que esses empregos não sejam temporários e se mantenham em 2022”, finalizou Róis.