A procura por água mineral aumentou consideravelmente em distribuidoras de Araraquara com a tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul. Algumas enfrentam, inclusive, dificuldades para repor o estoque.
Em um estabelecimento que fica na Vila Xavier, a venda quadruplicou nos últimos quatro dias, com o início das doações para o estado gaúcho. O estoque atual deve terminar em três dias.
O proprietário da distribuidora, Alex Rodrigues Selestino, contou que 90% dos pedidos são de fardos de garrafas descartáveis e o restante de galões maiores. “De quatro dias para cá, a procura por descartável aumentou muito, quadruplicou. O estoque está muito baixo porque as próprias fontes não estão dando conta de abastecer os distribuidores”, contou.
Como os pedidos chegam todas as semanas, o estoque só deve ser reabastecido na próxima segunda-feira (13). “A gente vê que tem pessoas boas, dá para acreditar no Brasil”, comemorou.

Em outra distribuidora, que fica na Vila Xavier, o estoque chegou a zerar na última quarta-feira (8), foi reposto, porém, com metade já reservada para doações.
“O povo araraquarense abraçou muito a causa do Rio Grande do Sul. Zerou o estoque de água. Mais de 400 fardos devem chegar amanhã, mas 50% já foram comprometidos“, disse o sócio-proprietário, Luan Leite.
Ele disse ainda que, em seis meses à frente do estabelecimento, não viu um movimento tão intenso. “Nestas horas que a gente vê que existem pessoas boas, que abraçaram muito mesmo a causa. Nunca vi nada parecido, nunca chegou nem perto de ficar totalmente sem água, como agora“, completou.
Em outra distribuidora, que fica no Centro, as vendas dobraram em relação a um dia comum. A proprietária, Rocielli Zovico de Oliveira, disse que a procura começou a aumentar a partir de segunda-feira (6).
“Há pessoas que, às vezes, compram e não falam, mas a maioria das pessoas que está comprando diz que é para doação. Tem bastante gente fazendo cotação também”, disse.
Rocielli espera por um carregamento que deve chegar na segunda-feira. Até lá, o estoque disponível deve durar entre três e quatro dias. “A gente está esperando os nossos fornecedores entregarem, mas eles não falaram que está em falta ainda”, concluiu a empresária.