Clientes da CPFL Paulista na região de Araraquara e São Carlos sentirão no bolso o aumento do custo da energia. A Aneel aprovou, nesta terça-feira (4), a revisão das tarifas da companhia.
Segundo a agência, o aumento do custo médio para o consumidor ficará em 4,89%.
VEJA TAMBÉM
Empresas contratam sem exigir escolaridade em Araraquara; são seis vagas
Araraquara tem vagas de estágio para nível técnico e superior
As novas tarifas entram em vigor no dia 8 de abril, com acréscimo de 4,28% para consumidores residenciais B1, aumento médio de 4,6% para instalações de baixa tensão, 5,44% para alta tensão.
Conforme nota da Aneel, pesaram na decisão de recálculo da conta de luz fatores como custos com a transmissão de energia, componentes financeiros e retirada de financiamentos anteriores.
A diretoria da Aneel aprovou, ainda, a revisão de indicadores de desempenho para o quadriênio de 2024 a 2028.
MENOR DO QUE O PREVISTO
Apesar de todo aumento de custos pesar no bolso do consumidor, o reajuste vai ser menor do que o estimado anteriormente pela Aneel. A agência chegou a estimar reposição média de 9,51% nas contas de energia.
Em reunião realizada na manhã de hoje, diretores e técnicos da agência expuseram alguns fatores que fizeram com que o aumento ficasse menor. Itens como encargos setoriais e custos de compra de energia – em função da redução da tarifa de Itaipu – foram revistos para baixo, o que explica o corte na revisão.
BANDEIRA VERDE EM ABRIL
A mesma Aneel anunciou a manutenção da bandeira verde para o mês de abril. O órgão aponta para condições favoráveis para a geração de energia elétrica – principalmente pela matriz hidrelétrica – no país. Com reservatórios cheios de água, e com a atividade econômica branda, há menor pressão sobre a rede de energia, demandando menos o uso de usinas térmicas – que são mais caras.
LEIA MAIS
Dívidas: Mais de 78% das famílias têm contas atrasadas