A conta de energia elétrica vai ficar até 1,77% mais cara a partir desta segunda-feira (8) em 234 municípios do interior paulista, incluindo Araraquara.
Os novos valores serão cobrados proporcionalmente na conta de abril. Já os dias anteriores serão calculados com a tarifa antiga.
Segundo a CPFL Paulista, a taxa cobrada a indústrias e grandes comércios foi reajustada em 0,80%. No caso de residências e pequenos comércios, o aumento foi de 1,77%.
A concessionária explicou que o reajuste foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), considerando a atualização de custos com a compra de energia, sistema de transmissão, distribuição da energia elétrica e “encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor”.
A CPFL Paulista disse ainda que a redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, o aumento dos custos de transmissão e de geração impulsionaram elevação dos encargos setoriais.
“Por outro lado, em relação aos custos gerenciados pela distribuidora, houve redução devido à variação anual negativa do IGP‐M, de 4,26%, descontada do Fator X, mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade aos consumidores”, explicou a CPFL Paulista.