- Publicidade -
EconomiaEmpresas de Araraquara disputam profissionais de tecnologia

Empresas de Araraquara disputam profissionais de tecnologia

Esta área tem mais de 8,2 mil vagas abertas no Brasil; normalmente, o aluno é contratado pelas empresas antes da formação

- Publicidade -

 

Empresas de tecnologia disputam por profissionais em Araraquara (Foto: Pixabay)

- Publicidade -

Profissionais com formação tecnológica são disputados por empresas de Araraquara. Cursos, como análise de sistemas, redes de computadores e ciências da computação, estão em alta. 

Esta área tem mais de 8,2 mil vagas abertas no Brasil, segundo levantamento de um portal de recrutamento e seleção, realizado na 2ª quinzena de março. Isto se deve à pandemia da covid-19 que acelerou a transformação digital e exigiu mais soluções de tecnologia da informação. 

Normalmente, antes mesmo de se formar, o aluno já é contratado pelas empresas e, na maioria das vezes, com bons salários e possibilidade de crescimento profissional. 

Há dois anos, o analista de sistemas, Mikael Pereira da Silva, estuda análise de desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Araraquara. Ele conseguiu emprego em uma empresa de software, após oito meses como estagiário. 

“Tive um período de estágio e depois tive a efetivação no serviço em que eu trabalho com a parte de web”, disse. “Pegando 10 anos atrás com hoje, você consegue ver como está área cresceu e isso que me incentivou”, completou. 

- Publicidade -

O IFSP de Araraquara conta com 350 alunos de informática. A estudante Elisângela Deodato faz parte da turma.
Ela, que era da área de engenharia elétrica, resolveu mudar para tecnologia. “É uma área que está crescendo bastante, principalmente, em tecnologia e desenvolvimento de aplicativos e inclusão social”, disse. 

O encarregado de proteção de dados, Carlos Landim, trabalha em uma locadora de sistemas que atende vários tipos de segmentos. Segundo ele, existe uma grande concorrência e demanda muito alta por profissionais. 

Na empresa, as pessoas selecionadas ou chegam capacitadas ou passam por um centro de treinamento. Além disso, há projetos em escolas para os alunos se familiarizarem com a área desde cedo. 

“A gente busca qualificar os alunos de escolas públicas para que possam estar conhecendo o mercado tecnológico”, disse Landim. 

Ex-porteiro, o estudante Paulo Cezar de Oliveira Borges decidiu mudar de profissão e há um mês faz estágio no suporte do setor de TI. Para se aprimorar, ele faz faculdade de análises desenvolvimento de sistemas. 

 “Vi que para ter uma vida melhor precisava estudar e eu resolvi a começar para trocar de profissão”, disse. 

VAGAS 

O diretor de marketing e produtos de plataforma de empregos Leonardo Casartelli afirmou que, atualmente, o mercado tem oportunidades para programadores e desenvolvedores. 

Vagas como analistas de sistemas, analista de banco de dados, analista de infraestrutura são muito requisitados pelo mercado de trabalho e são vagas muito difíceis de preencher. 

“Os recrutadores passam muito tempo com essas vagas abertas por falta de candidatos qualificados. Os profissionais que querem estar na área de tecnologia têm que buscar por cursos nessas áreas, é nesses setores que eles vão ter muitas oportunidades”, disse.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -