As unidades do supermercado Dia – da Avenida Francisco Vaz Filho, na Vila Xavier, e da Av. Padre José de Anchieta, no Jardim Martinez – encerraram as atividades em Araraquara na manhã desta quarta-feira (17).
Já a unidade da Fonte Luminosa na Av. Bento de Abreu, fechou as portas na última terça-feira (16).
Segundo os colaboradores, a lojas pararam de atender a clientela quando acabou a mercadoria, às 8h30 na Vila Xavier e por volta das 11h no Jardim Martinez. As duas unidades que fecharam nesta quarta contavam com 11 colaboradores cada.
Todo quadro de trabalhadores foi dispensado. Questionado sobre os desligamentos, o Sindicato dos Comerciários de Araraquara, não soube dizer qual a quantidade de trabalhadores da rede em Araraquara que foi ou será desligada.
A entidade que representa os trabalhadores da categoria também afirmou ao acidade on que nenhum funcionário das três unidades procurou o sindicato até o momento.
Veja fotos das unidades do Dia fechadas
Por que o Dia fechou em Araraquara?
No dia 14 de março, o conselho de administração do grupo espanhol definiu uma reestruturação em sua operação no Brasil alegando “persistentes resultados negativos”.
Ao todo, foi anunciado o fechamento de 343 lojas e três centros de distribuição. Em Araraquara, as três unidades do Dia receberam placas de “Liquidação Total” até o encerramento das operações – Avenida Francisco Vaz Filho, Avenida Padre José de Anchieta e Avenida Bento de Abreu.
O grupo Dia chegou ao Brasil em 2001 e expandiu rapidamente. Com o ajuste promovido pela empresa, as atividades ficam restritas a 244 lojas na região de São Paulo. Segundo o grupo, as “medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina”.