- Publicidade -
EconomiaFundecitrus mantém projeção de 309 milhões de caixas de laranja nesta safra

Fundecitrus mantém projeção de 309 milhões de caixas de laranja nesta safra

Segundo a instituição, a principal responsável pela manutenção do volume esperado foi a distribuição irregular de chuvas

- Publicidade -

O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) manteve a projeção da safra de laranja 2023/2024 em 309 milhões de caixas de 40,8 kg – o mesmo projetado em maio. A primeira reestimativa da produção do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro foi divulgada na segunda-feira (11).

- Publicidade -

Segundo o Fundecitrus, a principal responsável pela manutenção do volume esperado foi a distribuição irregular de chuvas. Desta forma, a boa safra das laranjas precoces deve ajudar a equilibrar a perda esperada na colheita da laranja Pera.

As chuvas de janeiro a abril de 2023 em todo o cinturão citrícola excedeu em 6% a média climatológica (1991-2020), e depois ficaram escassas com a chegada da estação seca, ficando 26% abaixo da média para o período de maio a agosto.

VEJA TAMBÉM

Vigia, professor e motorista: confira as vagas de emprego abertas em Araraquara

- Publicidade -

Aposta de Araraquara fatura sozinha quase R$ 3 milhões na Lotofácil da Independência

O coordenador da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, explicou que as chuvas do início do ano e as temperaturas mais amenas possibilitaram a manutenção da umidade do solo durante o período de colheita das variedades precoces.

“Com isso, os frutos colhidos apresentaram um peso médio superior às projeções feitas em maio, o que justifica a revisão positiva da estimativa dessas variedades. Entretanto, a escassez de chuvas de maio a agosto impactou negativamente o desenvolvimento dos frutos da variedade Pera, tornando necessário revisar ligeiramente para baixo o peso médio projetado desses frutos”, explicou.

Ainda de acordo com o Fundecitrus, a colheita da variedade Pera está mais adiantada neste ano em relação ao ano anterior, ou seja, uma parte significativa não se beneficiará das chuvas previstas para a primavera.

Diante desse cenário, a diminuição da estimativa de produção dessa variedade está sendo compensada pelo aumento da produção das precoces.

A segunda reestimativa da safra será divulgada em 11 de dezembro.

LEIA MAIS

WhatsApp desenvolve recurso que possibilita conversas com outros apps

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -