- Publicidade -
EconomiaGeração de emprego desacelera e cai 57% em Araraquara em 2022

Geração de emprego desacelera e cai 57% em Araraquara em 2022

Dados do Caged mostram que em 2022 foram gerados 1.861 novos postos de trabalho, abaixo dos 4.339 do ano anterior

- Publicidade -
Economia desacelera e geração de emprego cai em Araraquara (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)
Economia desacelera e geração de emprego cai em Araraquara (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)

O ano de 2022 terminou com a geração de 1.861 novos postos de trabalho com carteira assinada, em Araraquara. Embora positivo, o número representou uma queda de 57% em relação ao ano anterior.

O saldo é a diferença entre as 2.039 contratações e 3.028 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do ministério do Trabalho, e foram divulgados na última terça-feira (31).

- Publicidade -

Com exceção da Construção, que fechou 20 postos de trabalho, os demais setores da economia encerraram o ano com resultado positivo: destaque para o Comércio, com 906 novas carteiras assinadas.

VEJA TAMBÉM

PAT conta com mais de 70 vagas de emprego em Araraquara

Unesp divulga lista de aprovados no vestibular 2023

Para o economista do Núcleo de Economia do Sincomércio Araraquara, Ícaro Zancheta, o comércio varejista voltado a estabelecimentos de produtos alimentícios, como supermercados e hipermercados, e lojas de calçados foram os dois grupos que mais se destacaram no período. 

- Publicidade -

“Os dois comercializam produtos que são baratos. Então, numa situação como agora no Brasil, com poder de compra pressionado, as pessoas conseguem continuar comprando e, além disso, são produtos essenciais, então, a demanda não cai tanto”, explicou o economista.

No ano passado, por exemplo, houve a abertura de uma loja de atacarejo na cidade. Das 686 vagas identificadas no comércio varejista, 312 se concentraram no segmento de supermercados e hipermercados. No setor de calçados, foram 73. 

Os números contrastam com o que foi registrado em 2021, quando a cidade gerou 4.339 postos de trabalho e todos os setores da economia no “azul”. Naquele ano, o setor de Serviços se destacou com a contratação de 1.801 trabalhadores com carteira assinada.

DEZEMBRO

Em dezembro, todos os setores da economia terminaram no “vermelho”, com mais demissões do que contratações. O mês terminou como fechamento de 989 postos de trabalho.

O destaque foi o setor de Serviços que encerrou 437 vagas. Na sequência, aparecem Indústria (-327), Construção (-161), Agropecuária (-41) e Comércio (-23).

Das demissões, homens foram maioria, com 59%. Destaque para trabalhadores com ensino médio (421) e idades entre 18 e 24 anos (267).

LEIA MAIS 

Turismo: Carnaval 2023 vai ter mais de 1,2 mil voos extras

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -