Faltando poucas horas para o fim do prazo, quase 2 mil pessoas ainda fizeram a declaração do Imposto de Renda, em Araraquara. O contribuinte tem até às 23h59 desta terça-feira (31).
Até o momento, segundo a Receita Federal, foram entregues 58.752 declarações. O número representa 96% do total previsto, de 60.631.
A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. O valor é o mesmo da declaração de 2021.
O preenchimento e a entrega da declaração devem ser feitos por meio do programa gerador do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021.
Existe a possibilidade de fazer a declaração pré-preenchida, com formulário que inclui uma série de informações úteis que facilitam o preenchimento.
Desde o ano passado, a modalidade está disponível para contribuintes que tenham conta gov.br (acesso.gov.br), além dos que tenham certificado digital. Para ter acesso em 2022, o contribuinte deverá ter contas com nível ouro ou prata.
O primeiro lote de restituição começa a ser pago nesta terça-feira (31). O contribuinte poderá receber a restituição do imposto de renda via PIX. Mas crédito nesta modalidade será válido apenas para chave igual ao CPF do titular da declaração. Não serão aceitos telefone, e-mail ou chave aleatória.