A Prefeitura de Araraquara esperar arrecadar R$15 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), ajuizamentos e bloqueio de bens até o final do ano. Ao menos, 10 mil contribuintes estão aptos a aderir às facilidades no pagamento de dívidas.
No ano passado, também foram arrecadados R$15 milhões. A expectativa para 2022 é manter o mesmo valor.
VEJA TAMBÉM
Quase 20 bairros de Araraquara podem ficar sem água nesta terça
Lar da Criança Renascer promove bazar solidário em Araraquara
Principalmente neste momento em que os juros estão altos, vale a pena o contribuinte procurar pela prefeitura para fazer a melhor forma de pagamento”, destacou o subprocurador geral-fiscal da prefeitura de Araraquara, Vinicius Manaia Nunes, à CBN Araraquara.
Inicialmente, o Refis, que começou na última segunda-feira (12), vai até 28 de outubro, mas pode ser prorrogado, como aconteceu nas edições anteriores.
QUAIS AS DÍVIDAS?
Neste período, os contribuintes com débitos atrasados de impostos e taxas municipais poderão fazer o pagamento à vista ou parcelado, com descontos. Estão incluídos no Refis débitos até o exercício de 2022 em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxas de poder de polícia administrativa, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e débitos referentes ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE).
O contribuinte pessoa jurídica que optar pelo ingresso no Refis 2021 tem direito à exclusão de 100% dos juros e da multa de mora incidentes sobre o valor principal da dívida, para pagamento à vista, ou 50% em 24 parcelas (com entrada de 10%).
Já o contribuinte pessoa física tem desconto de 100% dos juros e da multa de mora sobre o valor principal da dívida, caso faça o pagamento à vista; desconto de 75% dos juros e da multa de mora incidentes sobre o valor principal da dívida para pagamento em até 24 parcelas mensais, com entrada à vista de 5% do valor total; ou 50% de desconto nos juros e da multa de mora incidentes sobre o valor principal da dívida para pagamento em até 48 parcelas mensais, com entrada à vista de 5% do valor total a ser parcelado.
COMO E ONDE PROCURAR?
A adesão ao Refis pode ser feita presencial na prefeitura, na subprefeitura da Vila Xavier e na procuradoria fiscal do município. Também é possível faz a adesão por e-mail e telefone. As informações estão disponíveis AQUI.