- Publicidade -
EconomiaProcon orienta consumidores sobre compra de Dia dos Pais

Procon orienta consumidores sobre compra de Dia dos Pais

As reclamações relacionadas a compras online aumentou em meio a pandemia do coronavírus

- Publicidade -

Reclamações sobre compras online aumentaram (Foto: Pixabay)

 
Entre 2019 e 2020, o Procon-SP registrou um um aumento de 465% em reclamações referentes ao Dia dos Pais. Neste ano, o órgão orienta consumidores para as compras para a data comemorada neste domingo (8).

Em 2020, a data comemorativa ocorreu em meio à pandemia e muitos consumidores optaram pelas compras online tanto pela praticidade quanto pela segurança que elas representam.

- Publicidade -

Em contrapartida, as reclamações relacionadas a esse meio de compra também cresceram. Segundo o órgão de defesa do consumidor, os clientes devem ficar atentos a algumas orientações para evitar problemas.

“Com a chegada do Dia dos Pais, data importante para o comércio varejista, o Procon-SP aconselha os consumidores a tomarem alguns cuidados. No caso compras online é fundamental ficar atento às informações sobre o fornecedor, verificar se a empresa existe, se tem CNPJ, endereço físico e se disponibiliza contato para dúvidas. Consulte também se o local consta da lista de sites não recomendados pelo Procon-SP”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor também traz mais segurança. “É interessante verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa troca, quais os canais de contato etc. Informações como o preço total, qual valor do frete e data da entrega devem ser checadas antes da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor”, avisa o diretor.

O consumidor deve estar atento à forma como procura a empresa. Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

Segundo o Procon-SP, é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

- Publicidade -

No site do órgão está disponível uma lista de sites não recomendados para compras, além de outras plataformas de apoio ao consumidor na hora das compras.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -