- Publicidade -
EconomiaProcura por emprego tem aumento de 16% no PAT de Araraquara

Procura por emprego tem aumento de 16% no PAT de Araraquara

Responsável pelo PAT aponta que problemas no currículo tem sido o maior obstáculo para aqueles que procuram por um emprego

- Publicidade -

Em ano de epidemia, procura por emprego cresceu no PAT de Araraquara (Foto: Fotos Públicas)

A pandemia da covid-19 fez com que muitos trabalhadores perdessem seu emprego em 2020, provocando uma corrida por novas oportunidades.  
 
Em Araraquara, o número de pessoas atendidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) cresceu 16% no ano passado. 

Em 2019, a unidade realizou 12.523 atendimentos, ofereceu 703 vagas e encaminhou 9.911 candidatos.  

- Publicidade -

Já no ano passado, 14.580 pessoas buscaram a unidade, que ofereceu 706 vagas e encaminhou 11.179 candidatos.  

De acordo com Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e Economia Social e Criativa, a unidade deu início ao atendimento via e-mail no ano de 2009, com o objetivo de facilitar o envio de currículos.  

“Em 2020 isso foi imprescindível devido a pandemia e fez com que ampliássemos a atendimento às pessoas mesmo com distanciamento social e horários reduzidos”, conta.
Ainda de acordo com ela, as vagas mais oferecidas pelo PAT são de vendedor, auxiliar de limpeza e na área de serviços como mecânico, operador, instalador e cozinheiro. Já as vagas que ficam mais tempo em aberto é na área de TI. 

PROCURA-SE EMPREGO
Há três anos Iara Regina Fermino Moreira, de 55 anos, busca por um emprego fixo, para que possa continuar pagando o aluguel e mantendo a casa em que mora com o filho.
De acordo com Iara, em outros anos era possível conseguir um bico aqui e outro ali. Muito diferente do que aconteceu no ano passado.  

“No PAT é muito difícil você ser empregada, nunca consegui nada por lá. Já deixei meus currículos na unidade por várias vezes e nunca fui chamada. Mas, em anos anteriores, sempre conseguia um trabalhinho aqui ou ali, mas em 2020, com essa pandemia, foi o pior ano de toda minha vida, tanto para arrumar emprego e para viver”, conta.  

- Publicidade -

PROBLEMAS MAIS COMUNS
A responsável pelo PAT de Araraquara explica que um dos problemas que mais tem chamando a atenção das empresas não tem sido a falta de formação ou de experiência, mas problemas no próprio currículo deixado pelos candidatos.  

“Entre os principiais problemas está a desatualização e a pouca qualidade dos currículos. Alguns vêm com poucas informações, fotos mal tiradas e telefones desatualizados. Empresas reclamam que ligam e não conseguem falar com algumas pessoas”, ressalta.  

A especialista em RH, Luciana Ferreira, dá algumas dicas para melhorar seu currículo e sua apresentação durante uma entrevista de emprego. 

“Para quem busca conseguir um emprego, é muito importante saber distinguir e ressaltar muito bem suas experiências, conquistas profissionais, os pontos fortes e expressá-los de forma transparente, clara e objetiva em seu currículo e comprová-los de forma convincente na hora da entrevista. Porém, infelizmente, muitos profissionais tendem a não dedicar tempo e planejamento na elaboração de seus currículos. É preciso escrever suas habilidades de forma clara e sucinta para que o currículo não entre em uma pilha esquecida de papéis”, diz ela.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -