Mesmo derrotado na semifinal para o cubano Julio La Cruz, na categoria peso pesado (até 91kg), o pugilista Abner Teixeira conquistou a medalha de bronze no Boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta terça-feira (3). La Cruz venceu por decisão dividida (4-1) e segue à final.
É a quarta medalha de bronze na história do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos: além de Abner, Servílio de Oliveira (Cidade do México 1968) e Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão (Londres 2012) também conquistaram as medalhas. A Seleção Brasileira tem ainda mais duas medalhas garantidas em Tóquio, com Hebert Conceição e Bia Ferreira, já classificados às semifinais em suas categorias.
Abner pisou no ringue com o uma vaga garantida no pódio, já que no boxe não há disputa pelo terceiro lugar, porém, sonhava ir à decisão da medalha de ouro. A missão de Abner era bem complicada diante do experiente cubano Cruz, campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
No primeiro round, os dois pugilistas acertaram bons golpes, mas o cubano foi quem se sobressaiu no fim. No segundo e, principalmente, no terceiro round, La Cruz teve volume maior de golpes, pressionou na reta final e selou sua vitória.