Disputar os Jogos Olímpicos é motivo para qualquer atleta celebrar. Mas no caso de Erick Vianna, do Bobsled, sua estreia tem sabor especial por ser no dia em que completa o 29º aniversário.
O Iceman de Araraquara, como é conhecido, integra a seleção brasileira que inicia, nesta sexta-feira (18), às 22h30 (Brasília), sua luta por uma final inédita nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.
Além do araraquarense, a equipe que busca estar entre as 20 melhores do mundo é formada por Edson Bindillati, Edson Martins, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva). A meta é do grupo é melhorar o 23º lugar alcançado em PyeongChang, em 2018.
As baterias de treinamentos do 4-man na China animaram os brasileiros, que alcançaram a 19ª colocação. Na avaliação de Erick Vianna, apesar de o treinamento ser diferente da competição, o período foi um bom parâmetro para fazer os últimos ajustes e dar mais confiança ao time.
“Estamos preparados, todos sentindo-se bem, na sua melhor condição física e mental, então com certeza vamos fazer o nosso melhor. Nosso objetivo é a quarta descida [final], ficar entre os 20 primeiros”, comentou ao acidade on Araraquara.
“O treino foi um bom parâmetro para vermos que isso é possível, mas o importante é ter os pés no chão, pois cada descida conta. Então vamos pensar em cada descida, focar nelas e fazer o melhor para estar entre os 20”, completou.
O atleta – que deu os primeiros passos para o esporte pela escola Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias -, completa 29 anos no sábado (19), dia da competição na China. Segundo ele, não há o que pedir, pois estar nas Olimpíadas é um grande presente.
“Esse vai ser meu presente: estar competindo nos Jogos Olímpicos, na minha melhor fase, tanto física quanto mental e estar dividindo o dia com meus companheiros de equipe. Isso é o mais importante”, afirmou.
PARA COLOCAR NA AGENDA
As competições de bobsled serão divididas em dois dias: sexta-feira (18), 22h30 e sábado (19), 00h05. Ainda no sábado, a terceira bateria acontece às 22h30 e a quarta descida 0h20 do domingo (20) – todos com dias e horários de Brasília.
Todas as provas são transmitidas pelo canal por assinatura SporTV 2 e a EPTV Central, afilhada da Rede Globo, em Araraquara.
“Peço para que todos torçam por nós, assistam, vai ser 22h30 no Brasil, somos o primeiro time a descer e isso é bem legal. Estamos bem confiantes para fazer nosso melhor e buscar esse top 20”, finalizou Erick Vianna.
BOBSLED
O Bobsled é considerado a Formula 1 nos esportes de inverno devido ao carrinho com quatro integrantes (4-man) poder ultrapassar a velocidade de 150km/h. Para chegar à final, os brasileiros, comandados pelo técnico Bryan Berghorn, precisam ficar entre os 20 melhores.
O Brasil esteve representado nos últimos cinco Jogos Olímpicos de Inverno: 27º em Salt Lake 2002; 25º em Turim 2006; 28º em Sochi 2014; e 23º em Pyeongchang 2018, o melhor desempenho em termos de posição final até o momento.
A modalidade é disputada no Centro Nacional de Esportes, em Yanging. Serão duas descidas no percurso que tem 1,9km, 16 curvas com diferentes ângulos e inclinações no primeiro dia de provas.
No dia seguinte, haverá uma terceira e, se ficar entre os 20 melhores, descerão para a quarta e definitiva bateria.