O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” realizará neste domingo (28), a partir das 10h, o torneio “Xadrez Solidário 2022 – Primeira Taça Aberta Esporte em Ação”, em Araraquara.
Na competição, os participantes podem se inscrever com a doação de um quilo de alimento não perecível. O conteúdo arrecadado será revertido ao grupo SOS Fraterno Irmã Dulce.
A competição será disputada no sistema suíço em sete rodadas e a organização pede que os participantes levem peças e relógios.
LEIA MAIS
‘Desafio do desodorante’; criança morre após inalar aerossol
Lei Paulo Gustavo deve movimentar R$1,9 milhão em Araraquara
As categorias do torneio serão sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, sub-20 e Up Livre, masculino e feminino.
O evento distribuirá medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria. As inscrições também podem ser feitas pelo celular/Whatsapp (16) 99744-6849.
Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, monitor do Museu de Reminiscências, conta que o torneio já atrai a atenção dos enxadristas da cidade.
“A previsão é de 80 participantes, com a presença de revelações da equipe de Araraquara. É um torneio aberto, voltado mais para iniciantes e qualquer pessoa que queira participar. A arbitragem ficará à cargo de Celso dos Santos Silva, professor das Escolinhas de Esportes da Prefeitura. Haverá serviço de lanchonete no local nos quiosques da Praça Scalamandré Sobrinho”, aponta.
A iniciativa é apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara e Fundesport, e é promovida pela Esporte em Ação Comunicação Esportiva, Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha, Uniara, Araraquara News e Folha da Cidade. O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha fica no complexo aquático do Estádio da Fonte Luminosa Araraquara, atrás da arquibancada das piscinas.
SOBRE O MUSEU
Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.
Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br e deve ser apresentado comprovante do esquema vacinal completo.