O araraquarense Lauro Chaman conquistou o bicampeonato na prova de estrada do Campeonato Mundial de Paraciclismo, disputado em Cascais, em Portugal, no último sábado (12). Ele havia conquistado o bronze no contrarrelógio.
Classificado para Paralimpíada de Tóquio, o ciclista brasileiro da categoria C5 – atletas que competem com bicicletas convencionais e possuem algum grau de deficiência físico motora -, concluiu os 92 quilômetros distribuídos em circuito técnico em 2h05min47s.
O ucraniano Yehor Dementyev e pelo francês Kevin Le Cunff ficaram com as outras medalhas em disputa. Dementyev ficou com a prata na decisão ocorrida apenas no sprint final e o francês Kevin Le Cunff, conquistou o bronze, com 1min20seg de diferença.
“Hoje a prova exigiu muita atenção e força. O circuito dentro do autódromo acabou se mostrando bastante técnico, é um pouco diferente do habitual, então qualquer descuido pode acabar prejudicando a nossa estratégia. Então, desde o começo eu sempre busquei estar nas fugas e acabei conseguindo me destacar com o Yehor e vencer no final, levando mais essa vitória para o Brasil”, comenta Lauro.
VEJA FOTOS DO MUNDIAL DE PARACICLISMO DISPUTADO EM PORTUGAL:
“É muito satisfatório vencer um mundial na véspera dos Jogos Paralímpicos. Não consigo nem demonstrar o tamanho da minha alegria. Só tenho a agradecer muito a Deus, toda a comissão técnica, Confederação Brasileira de Ciclismo, Comitê Paralímpico Brasileiro, além da minha família e todas as pessoas que ficaram na torcida ai no Brasil. Eu só tenho gratidão”, destaca o atleta, bastante emocionado.
O mundial de paraciclismo finaliza sua programação neste domingo (13) com as provas de resistência para as categorias handbikes.