A conquista de uma medalha de prata no decatlo por Pedro de Oliveira e o 16º lugar na classificação marcou a presença de Araraquara no Troféu Brasil, disputado entre os dias 10 e 13 de junho em São Paulo, pelas principais equipes e a maioria dos melhores atletas do País.
A 16ª colocação também foi alcançada pela equipe masculina da Fundesport/Ferroviária, enquanto a feminina chegou em 19º, culminando no resultado final.
Dez atletas entre o masculino e o feminino representaram a cidade este ano na competição.
No cômputo geral, durante os quatro dias de disputas, Araraquara obteve os seguintes resultados:
MASCULINO
Pedro de Oliveira, medalha de prata no decatlo; Alex de Oliveira Andrade, 7º colocado em salto em distância, com a marca de 7,37 metros; Alexandre Ribeiro Pastorello, 10º colocado nos 5 mil metros, com o tempo de 1448″, e 9º nos 10 mil metros, com 3105″.
FEMININO
Jussara Cristina, 6ª colocada na bateria, com o tempo de 221″; Jayne dos Santos, 6ª colocada na bateria, com 55″56 (recorde pessoal); Camila Paulino de Paula, 6ª colocada nos 100m com barreiras, com a marca de 13″86; Ingrid Ellen da Silva Moreira, 6ª colocada no heptatlo; Milena Mara Andrade, 14ª nos 10 mil metros, com o tempo de 3814″, e 20ª nos 5 mil metros, com 1910″.
No revezamento feminino 4×400 metros: Jussara, Jayne, Camila e Ingrid também ficaram com a 6ª colocação.
APROVADO
Para a responsável pela delegação da Fundesport no Troféu Brasil, Noeme Pereira, em virtude de as disputas envolverem as principais equipes e grandes atletas em âmbito nacional, os resultados de Araraquara podem ser considerados muito bons.
“Nós da equipe de atletismo Araraquara-AFE comemoramos muito a excelente participação de todos os atletas que estiveram em São Paulo disputando bravamente para defender a cor grená da Morada do Sol”, afirma Noeme.
Segundo a maratonista, o grande destaque de Araraquara foi o decatleta Pedro de Oliveira pela conquista da medalha de prata, após competir nas dez provas do declato (100 m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 m rasos, 110 com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1500 metros), em dois dias.
Ainda de acordo com Noeme, o atletismo de Araraquara vive um processo de renovação, buscando melhorar e profissionalizar ainda mais o trabalho no município.