No encerramento de sua participação nos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira feminina de Vôlei não conseguiu repetir o bom desempenho de outras fases e foi atropelada pelos Estados Unidos na final, por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/20 e 25/14), neste domingo (8), e ficou com a medalha de prata na Ariake Arena, em Tóquio.
Sem conseguir encontrar caminhos para bater de frente com as americanas, o Brasil teve que se contentar com o vice-campeonato, o primeiro de sua história nas Olimpíadas. Antes, a Seleção já havia conquistado o ouro, em 2008 e 2012, e o bronze, em 1996 e 2000.
Foi a única medalha conquistada pelo vôlei brasileiro em Tóquio, já que a seleção masculina terminou na quarta posição e as duplas da praia foram eliminadas no decorrer do torneio.
A Seleção Brasileira chegou ao Japão sob desconfiança cinco anos depois do seu pior resultado em 28 anos nos Jogos: a queda nas quartas de final na edição do Rio de Janeiro. Estados Unidos, Sérvia, Itália e China eram os mais cotados ao pódio. Surpreendentemente, a equipe chinesa, atual campeã olímpica, foi eliminada na primeira fase. As sérvias tiraram as italianas nas quartas e perderam para os EUA na outra semifinal.
A Seleção Brasileira chegou ao mata-mata de forma invicta e com um caminho teoricamente mais tranquilo. Nas quartas, superou a Rússia por 3 sets a 1 e marcou encontro com a Coreia do Sul, que protagonizou outra surpresa ao eliminar a Turquia. As brasileiras atropelaram as sul-coreanas por 3 sets a 0 e avançaram à final.
As americanas, treinadas pelo lendário Karch Kiraly, foram campeãs pela primeira vez e devolveram a derrota sofrida nas duas decisões em que as brasileiras sagraram-se campeãs.