Cinco atletas paralímpicos de atletismo da Fundesport Araraquara se preparam para as disputas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixas de Atletismo: Pablo Furlan, Claudiano Silva, Matheus Lima, Adriano Nogueira e Paulo Andrade Júnior.
A competição no Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo, começa nesta quinta-feira (05) e vai até sábado (07). O Campeonato reunirá 732 atletas, sendo 631 no atletismo e 101 halterofilistas.
Durante o treinamento na manhã da última segunda-feira (2), na pista de Atletismo Armando Garlippe (Ginásio da Pista), o atleta Pablo Furlan, de 22 anos, da Seleção Brasileira Paralímpica sub-23, e da Fundesport, mostrou-se confiante para o Brasileiro, nas provas de 100m, 200m e salto em distância.
“Neste ano, eu já participei da primeira etapa do campeonato nacional e algumas competições convencionais e estou bem preparado para conseguir grandes marcas no Brasileiro. E na sequência melhorar os índices no ranking nacional com foco na classificação para o Mundial Paralímpico da França em 2023”, projeta Pablo.
O veterano Claudiano Alves da Silva, 37, treinou com entusiasmo para as provas de meio-fundo 800m e 1500m -, que serão disputadas nesta semana na Capital.
“Uma enorme alegria voltar a competir e nosso objetivo é melhorar cada vez mais as nossas marcas”, afirmou Claudiano, confiante, ao lado dos técnicos Bonifácio, José Rogério Figueira, Estela Zampieri e Josimar Alípio da Silva, todos da equipe de atletismo da Fundesport.
Matheus Lima, 18, revelado nas Escolinhas de Esportes lutará por melhores índices nas provas de 100m e 200m, nas quais tem as melhores marcas 11.71 e 24.20 respectivamente -, e conquistou, recentemente, vaga para o Mundial da França, categoria adulto, que será disputado em Paris.
Adriano Cassiano Nogueira, 35, fará as provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, enquanto Paulo Andrade Júnior competirá no lançamento de disco e arremesso de peso.
O técnico José Rogério comentou que a competição conta com os principais atletas do país. Mesmo assim, ele está confiante e espera que cada um dos cinco comandados voltem para Araraquara com ao menos uma medalha.
“Lá vão ter atletas medalhistas olímpico, e o nível técnico vai ser bastante forte. Mas nossos atletas estão bem focados, e dedicados. Acho que todos vão conseguir melhorar as suas marcas ou chegar bem próximo delas, e temos condições de ganhar e trazer alguma medalha”, avaliou.
SERVIÇO:
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo
Dias: de 5 a 7 de maio