- Publicidade -
EsportesDorival relembra infância em Araraquara durante apresentação na Seleção

Dorival relembra infância em Araraquara durante apresentação na Seleção

Ex-jogador da Ferroviária foi oficializado nesta quinta-feira (11) como comandante da seleção nacional

- Publicidade -

O ex-jogador da Ferroviária, Dorival Júnior, foi oficializado nesta quinta-feira (11) como comandante da Seleção Brasileira. Durante sua apresentação como técnico, Dorival relembrou sua infância em Araraquara, a superação da batalha contra o câncer, homenageou o tio ídolo do Palmeiras e abordou a necessidade de mudar a mentalidade no futebol brasileiro.

Dorival Júnior concedeu sua primeira coletiva como técnico da Seleção (Foto: Staff Images / CBF)

Natural da Morada do Sol, Dorival Júnior, foi mascote do clube na infância e iniciou sua carreira como jogador profissional na Ferroviária, em 1982. Sobrinho de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, ídolo do Palmeiras, Júnior percorreu o país antes de se tornar técnico.

- Publicidade -

“Com seis anos de idade – estou com 61 anos –, mas com seis anos eu vivia dentro do vestiário da Ferroviária de Araraquara. Meu pai era diretor de futebol até então e aquilo me chamava a atenção de tal forma, que parecia que aquilo estava dentro daquele garoto”, relembrou.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira

“Acompanhava todos os treinamentos, viajava com a delegação na maioria dos jogos perto de Araraquara. A Ferroviária vivia um momento épico na ocasião, 1967/1968/1969, sendo tricampeã do Interior do estado de São Paulo”, completou o novo técnico da Seleção.

Dorival e Ednaldo Rodrigues exibem contrato assinado até o fim da Copa de 2026 (Foto: Staff Images / CBF)

Dorival Júnior enfatizou que sua vivência em Araraquara e com a Ferroviária foram fundamentais para alimentar sua paixão pelo futebol. O araraquarense também recordou a carreira do tio Dudu, um dos craques do Palmeiras nas décadas de 1960 e 1970.

“Quando não estava em Araraquara, estava em São Paulo, em meio aos treinamentos. Tudo isso me impulsionava a tentar crescer e chegar a ser, um dia, igual a um deles. Um daqueles que eram meus ídolos na infância. Foram 18 anos como atleta profissional”, disse.

Como jogador, Dorival foi revelado pela Ferroviária de Araraquara (Foto: Arquivo/Tetê Viviani)

Dorival também compartilhou sobre o sentimento de assumir a Seleção, mencionando dois dramas pessoais. “Estou sinceramente emocionado, depois de tudo que vivi e tudo o que passei. E, principalmente, vencendo dois momentos de muitas dificuldades dentro do meu lar”.

“A minha esposa com câncer muito agressivo, logo em seguida eu também fui diagnosticado. Isso me fortaleceu ainda mais e pude repensar pontos da minha carreira. São praticamente 54 anos que o futebol vive dentro da minha casa”, relatou o profissional.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira

Após a introdução, Dorival Júnior concedeu sua primeira coletiva de imprensa como técnico da Seleção Brasileira. Ele defendeu que o momento do país exige uma mudança de mentalidade, considerando que o futebol brasileiro se reinventa a “cada momento”.

- Publicidade -

“O atleta não tem ideia do que ele representa, quanto ele pode, as qualidades que possui, o diferencial que pode ser a partir do momento que veste uma camisa como a nossa. Você dividindo, o fardo se torna menos pesado. Você vestindo essa camisa ajudará nessa recuperação, que não é da seleção de determinado treinador, mas a seleção do povo”.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasiliera

Dorival Júnior assinou contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para comandar a seleção canarinho até a Copa do Mundo de 2026. Ele deve liderar o time pela primeira vez em março em dois amistosos com equipes europeias: Espanha e Inglaterra.

A primeira competição internacional de Dorival à frente da Seleção Brasileira será a Copa América. Outro desafio do araraquarense é a recuperação nas Eliminatórias para o próximo mundial – atualmente o Brasil ocupa a sexta posição, com apenas sete pontos ganhos.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -