Roberto Schiavon
A Ferroviária estreia na Copa Libertadores de Futebol Feminino nesta sexta-feira, às 18h30, no estádio Arsenio Erico, em Assunção, no Paraguai, contra o Independiente Dragonas do Equador. Em sua sétima participação no torneio, as Guerreiras Grenás buscam o tricampeonato. “Na Ferroviária a expectativa é sempre de título. Eu vim para uma equipe bicampeã da Libertadores sabendo dessa responsabilidade, então, as expectativas são as melhores possíveis”, diz Jéssica de Lima, treinadora da equipe grená.
No comando da equipe desde 2022, Jéssica é a treinadora com maior longevidade no time feminino da Ferroviária e entre as equipes de elite do futebol feminino brasileiro. Esta será sua segunda disputa de Libertadores, sendo a primeira em 2022, poucos meses depois de chegar a Araraquara.
“Hoje é um contexto totalmente diferente. Tanto eu quanto as atletas estamos muito mais entrosadas com a Ferroviária. A equipe está muito mais experiente, mais madura, e isso faz com que a gente tenha grandes expectativas”, acrescenta Jéssica.
ELENCO
O time foi campeão em 2015 e 2020. Em 2015, foi uma campanha invicta, com quatro vitórias e um empate. A zagueira Luana, a lateral-esquerda Barrinha e a meio-campista Nicoly são as remanescentes dos dois títulos. O time conta ainda com a experiência da goleira Luciana, 37 anos.
São jogadoras que se mesclam com a juventude de atletas como a zagueira Rafa Soares, 24 anos, e a atacante Nat Vendito, 19 anos, destaque da Seleção Brasileira no Mundial Sub-20, com 5 gols e o prêmio Chuteira de Prata da FIFA.
ATAQUE
O ataque, aliás, é uma das apostas de Jéssica para um bom desempenho na Libertadores. “Estamos em um crescimento ofensivo, que talvez eu não visse em outros momentos do ano. Nesses últimos jogos, nosso volume ofensivo melhorou muito”, avalia a treinadora grená.
Sobre a adversária das Guerreiras em sua estreia no torneio, Jéssica considera um time difícil e lembra que o Independiente Dragonas foi campeão equatoriano invicto, com melhor ataque e melhor defesa, e transição ofensiva forte. “Mas toda equipe tem vulnerabilidade e temos que explorar isso”, concluiu.
PRIMEIRA FASE
A equipe grená está no Grupo C, que além do Independiente Dragonas-EQU, tem Peñarol-URU e Independiente Santa Fe-COL. Nesta primeira fase, todas as partidas serão realizadas no estádio Arsenio Erico, casa do Club Nacional, com capacidade para 7.500 espectadores. Em jogos únicos, os dois primeiros colocados avançam às quartas de final.
CONFIRA OS JOGOS DA PRIMEIRA FASE
Grupo C – Estádio Arsenio Erico
1ª rodada – 04/10 (sexta-feira)
18h30 – Ferroviária x Independiente Dragonas-EQU
2ª rodada – 07/10 (segunda-feira)
18h30 – Ferroviária x Peñarol-URU
3ª rodada – 10/10 (quinta-feira)
18h30 – Independiente Santa Fe-COL x Ferroviária