A Ferroviária divulgou essa semana o novo uniforme modelo 2024 dos times masculino e feminino de futebol. Os uniformes fazem homenagem às históricas conquistas da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2014.
Esta edição especial marca os 10 anos dos títulos, que mudaram o patamar do futebol para mulheres na cidade de Araraquara, trazendo uma releitura modernizada do uniforme usado pelas Guerreiras Grenás naquelas ocasiões.
Os detalhes em rosa do novo uniforme são uma referência ao modelo original de 2014. As atletas Luciana (goleira), Nicoly (volante), Neném (atacante) e Daiane (lateral), que participaram das conquistas de 2014, permanecem no clube.
Já os atletas Xavier (volante), Léo Wall (goleiro) e Gustavo Medina (zagueiro) representam o futebol masculino. Eles reforçam o vínculo e a tradição do clube, tendo sido formados nas categorias de base e contribuído para o acesso à Série C.
Pioneirismo
A Ferroviária é uma das pioneiras no desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. Em primeira participação em um torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, as Guerreiras Grenás conquistaram a Copa do Brasil em 2014, um marco na história do clube e do futebol feminino de Araraquara.
Após vitória e derrota por 1 a 0 nos dois jogos finais disputados contra o São José, as Guerreiras venceram nas penalidades por 5 a 4, com a goleira Luciana defendendo três cobranças. O título rendeu vaga para a Libertadores Feminina de 2015.
Brasileiro feminino
No segundo semestre daquele ano, mais uma vez, as Guerreira Grenás fizeram conquistaram outro título inédito para a cidade de Araraquara.
A equipe, comandada pelo treinador Douglas Onça, fez campanha invicta ao longo da competição, somando 10 vitórias e quatro empates nos 14 jogos disputados.
Na final, venceu os dois jogos contra o Kindermann, por 3 a 0 e 5 a 3, levantando a taça inédita na Fonte Luminosa.
Estreia dos uniformes
A estreia oficial dos novos uniformes acontecerá em duas ocasiões especiais, na Fonte Luminosa: o time feminino vestirá o uniforme pela primeira vez na 9ª rodada do Paulistão Feminino, diante do Santos, enquanto o time masculino fará sua estreia na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C, contra o Athletic.