- Publicidade -
EsportesFerroviáriaCurta sobre título da AFE na Libertadores concorre a prêmio

Curta sobre título da AFE na Libertadores concorre a prêmio

Jornalista conta sobre o trabalho e fala como é participar do maior festival de cinema sobre futebol da América Latina

- Publicidade -

 

Guerreiras Grenás estão na busca do tri campeonato da Libertadores (Foto: Divulgação Ferroviária S/A)
Guerreiras Grenás são as atuais campeãs da Libertadores Feminina (Foto: Divulgação Ferroviária S/A)

- Publicidade -

 

O sonho do tricampeonato acabou para a Ferroviária, mas o título da edição 2020, que aconteceu em 2021, vai marcar para sempre a vida do torcedor afeano. 

Essa conquista marcante, agora, virou documentário e está concorrendo a premiação do Cinefoot, o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. 

O documentário ‘A Glória É delas’ mostra desde a goleada na estreia até o êxtase da final. 

O trabalho é da jornalista Yohana Scaranare. Ela conta que o documentário quer igualar a comunicação do futebol feminino e masculino dentro da Libertadores. 

- Publicidade -

“Assim que a Ferroviária saiu campeã, me deram carta branca para ir atrás da viabilização desse projeto. E a partir disso iniciei um processo de entender a melhor maneira de contar a história desse título, que teve uma campanha épica, de superação, a Ferroviária começou com uma derrota muito emblemática, por 4 a 0 e chegou ao título. Então eu queria entender a melhor maneira de contar essa história e, porque a Ferroviária cresceu tanto na competição”, relatou.  

Ferroviária retorna a Araraquara após título da Libertadores Feminina (Foto: Divulgação/Conmebol)
Ferroviária conquistou segundo título após vencer o América de Cali (Foto: Divulgação/Conmebol)

A pandemia fez com que a Yohana precisasse adiar a gravação do curta. As filmagens aconteceram aqui em Araraquara.
“As jogadoras foram muito solicitas, deram entrevistas longas, esperaram, enfim, foram muito parceiras desse projeto e o pessoal da cidade também. Tudo o que precisamos, o que pedimos, todos foram muito solícitos”, relembrou. 

O desejo dela é bem maior do que ganhar o prêmio do festival, mas estimular a produção de conteúdos voltados para o futebol feminino. 

“Também é um reconhecimento desse esforço que estamos fazendo para igualar a comunicação, pois é importante e para mim, além de ser uma realização profissional gigantesca, é uma realização pessoal mesmo, algo que acredito”, finalizou. 

O curta também teve o trabalho de Thiago Rocha e Ângelo Martins. A estreia do documentário acontece no dia 20 de novembro, véspera da final da Libertadores 2021, que desta vez não tem as Guerreiras Grenás. 

A transmissão acontece no Facebook da Conmembol. Já o festival, vai do dia 2 a 9 de dezembro. 

* Sob supervisão de Geovanni Henrique

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -