Marcelo Teixeira não é mais diretor das categorias de base da Ferroviária. O desligamento da função foi comunicada no início da noite desta sexta-feira (21) pela assessoria de imprensa do clube, que se restringiu a dizer que aceitou o pedido de desligamento.
O agora ex-diretor chegou na Ferroviária em 2020, para coordenar as categorias de formação do time masculino. Sob seu comando, as ‘joias grenás’ alcançaram expressivos, com destaque no futebol brasileiro,
Em 2021, a Ferroviária foi o único time do interior a chegar até a semifinal do Campeonato Paulista com todas as categorias (sub-15, 17 e 20). O time sub-15 foi vice-campeão estadual.
Além disso, a Ferroviária deu início a duas novas categorias: sub-11 e sub-13. Agora, a Locomotiva possui equipes entre sub-11 e 20, cada categoria com uma comissão técnica específica.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, a Ferroviária chegou até a terceira fase e foi eliminada nos pênaltis pelo Santos. Do elenco que disputou a competição, cerca de seis atletas integrarão o elenco principal que disputará o Paulistão 2022.
Segundo a Ferroviária, a integração entre o time profissional e a base foi uma das marcas do trabalho de Teixeira. Durante a disputa da Série D do ano passado, o técnico Elano utilizou diversos atletas da base afeana.
“É com tristeza no coração essa saída da Ferroviária, porque foram dois anos de trabalho, interrompidos, uma boa parte, pela covid. E nesses dois anos conseguimos fazer um trabalho muito bacana, integrado com a cidade de Araraquara, com o investidor. E conseguimos levar a Ferroviária a resultados, tanto esportivos quanto de atletas, a um nível que não esperávamos que acontecesse tão cedo. Semifinais das categorias 15 ao 20, e final do sub-15. Disputamos torneios importantes com grandes equipes do futebol brasileiro. Hoje, temos dezenas de jogadores desejados por todo o mercado. Então foi um trabalho que me consumiu demais e que eu precisava desse tempo para reorganizar a vida. No momento, quero dar essa parada, e só tenho que agradecer, principalmente, às pessoas de Araraquara, que me receberam tão bem. E podem ter certeza que eu sou mais um afeano, torcedor do clube, que vai estar sempre olhando com muito carinho esse clube, que é fantástico, tem um estádio espetacular e uma cidade inteira por trás. Como diz o nosso lema: mais que um clube, uma cidade”, disse em nota Marcelo Teixeira.
O clube pretende definir seu substituto nas próximas semanas. Durante este período, Teixeira ficará num processo de transição.