A Federação Paulista de Futebol (FPF) se pronunciou, por meio de nota, sobre o caso de racismo registrado no Campeonato Paulista Sub-15, no último sábado (04).
Na ocasião, a Ferroviária de Araraquara jogava contra o time do São Carlos Futebol Clube, fora de casa, quando um torcedor teria chamado um atleta da Ferrinha de macaco.
Em nota, a FPF afirma que repudia veementemente qualquer episódio de racismo e também de outros crimes de ódio e intolerância.
“Denúncias recebidas pela FPF, além de investigadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva e autoridades, são encaminhadas também ao Comitê de Integridade da FPF, órgão criado em 2016 formado por membros da entidade e de autoridades ligadas à Justiça Desportiva, polícias e Ministério Público”, afirma.
Também por meio de nota, a Ferroviária informou que a Polícia Militar, que estava no local, foi acionada e que o indivíduo foi levado para o Plantão Policial. “A Ferroviária manifesta publicamente sua posição contra qualquer forma de discriminação”, afirmou.
O homem que foi detido está à disposição da Justiça. Ele será ouvido em audiência de custódia.
Ainda no sábado, a equipe profissional da Ferroviária entrou em campo com o punho erguido – sinal da luta contra o racismo – antes do confronto com a Caldense-MG pela série D do Campeonato Brasileiro,