O ciclista Lauro Chaman ficou em segundo lugar na prova de contrarrelógio individual da classe C5 e conquistou a primeira medalha do Brasil no Mundial de Paraciclismo de Estrada 2024, realizado em Zurique, na Suíça, na manhã desta segunda-feira (23).
O atleta de Araraquara levou 40min40seg33 para percorrer o percurso de 29,9km e ficou a apenas quatro segundos do primeiro lugar, do holandês Daniel Gebru. Já o bronze ficou com o ucraniano Yehor Dementyev, que marcou 41min04seg.
Com a prata, Chaman garantiu sua vigésima medalha em Mundiais, somando estrada e pista, tornando-se o maior nome da história brasileira na modalidade. Agora, ele tem dois ouros, quatro pratas e três bronzes no paraciclismo de estrada, além de um ouro, quatro pratas e seis bronzes em mundiais de paraciclismo pista.
“Mesmo sendo um atleta experiente e já tendo conquistado títulos mundiais, cada pódio traz uma alegria única. Estou muito feliz em colocar o Brasil novamente entre os melhores do mundo com esta medalha de prata. Independentemente da cor da medalha, sinto um orgulho imenso por contribuir para o desenvolvimento do nosso esporte. Cada conquista é um passo a mais na nossa trajetória e uma oportunidade de mostrar a força do paraciclismo brasileiro“, declarou Lauro Chaman.
O Campeonato Mundial de Paraciclismo de Zurique começou no último sábado (21) e segue até o próximo dia 29. Após as provas de contrarrelógio, os atletas se prepararam para as provas de resistência.