O brasileiro Lucas Verthein não conseguiu alcançar a final do Remo single skiff, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta quinta-feira (29). Ele ficou em quinto lugar em sua bateria semifinal, duas posições atrás da necessária para avançar a decisão. Apesar disso, seu desempenho no Japão já é o melhor da história do Brasil na modalidade. Foi a primeira participação de Lucas em uma Olimpíada.
Na raia 5 da primeira semifinal, Verthein largou bem, acompanhando o ritmo dos líderes. O norueguês Kjetil Borch começou a abrir no começo, e o brasileiro passou na primeira parcial em quarto lugar, atrás de Borch, do italiano Di Mauro e do croata Damir Martin.
A partir daí, contudo, Verthein começou para trás, com os três primeiros se destacando. Na segunda parcial, Martin, terceiro colocado, já estava quase 2 segundos à sua frente. O lituano Mundaugas Griskonis também cresceu, ultrapassou o brasileiro e tomou o terceiro lugar de Di Mauro.
Lucas Verthein terminou em quinto lugar, com 7m02s87, a 19s95 do primeiro colocado e 12s68 atrás do quarto. O norueguês Kjetil Borch foi o primeiro colocado, com 6m42s92. Os outros dois classificados à final A foram o croata Damir Martin, com 6m45s27, e o lituano Mundaugas Griskonis, com 6m45s90.
Na segunda semifinal, se classificaram à decisão o grego Stefanos Ntouskos, com 6m41s61; o dinamarquês Sverri Nielsen, com 6m44s00, e o russo Alexander Vyazovkin, com 6m44s56. Lucas Verthein ainda vai disputar, às 21h15 (no horário de Brasília) desta quinta-feira, uma bateria que vale a sétima colocação geral.