No maior templo do judô mundial, a brasileira Mayra Aguiar fez história. Nesta quinta-feira (29), a judoca escreveu seu nome entre os maiores atletas olímpicos do Brasil ao conquistar o bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ela venceu a sul-coreana Hyunji Yoon e garantiu seu terceiro bronze olímpico.
Mayra se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual: antes de Tóquio, já havia subido ao pódio nos Jogos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016.
Foi a sexta medalha do Brasil entre todas as modalidades dos Jogos. Antes, Italo Ferreira garantiu o ouro no Surfe, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler conquistaram a prata no skate street, o também judoca Daniel Cargnin levou o bronze, na categoria até 66 kg, e o nadador Fernando Scheffer ficou com o bronze, na categoria 200m livre.
Caminho do bronze
A conquista de Mayra teve uma importância ainda maior, se for levado em consideração o histórico até a conquista da medalha. No ano passado, a judoca lesionou o joelho e precisou passar por cirurgia (a sétima de sua carreira). Por causa da operação e da pandemia, ficou 16 meses sem competir, até retornar no Mundial em Budapeste, onde obteve a pontuação que lhe possibilitou ser cabeça de chave em Tóquio.
Na estreia, diante da israelense Inbar Lanir, não deu chances para que a adversária. Em 40 segundos de duelo, Mayra venceu a rival com um Ippon.
O segundo combate foi bem mais desafiador. Oitava colocada do ranking, ela enfrentou a número 3 e atual campeã mundial, Anna-Maria Wagner. Após 7 minutos e 47 segundos, com ambas tentando encaixar o melhor golpe e defendendo bem as investidas, a alemã aplicou wazari sobre a brasileira e avançou na competição.
Mayra saiu decepcionada, mas teria três horas de intervalo para se concentrar antes de iniciar a repescagem, que lhe daria o caminho para o bronze, contra a russa Aleksandra Babintseva. A brasileira derrotou a 18ª do ranking com facilidade e venceu após a adversária sofrer três penalidades.
Rafael Buzacarini eliminado
Outro judoca que competiu nesta quinta-feira foi Rafael Buzacarini. O judoca perdeu sua luta de estreia nas Olimpíadas, contra o belga Toma Nikiforov, pela categoria até 100 kg. Ele sofreu um waza-ari no minuto final do combate e não conseguiu reagir a tempo. Com isso, foi eliminado da disputa.