- Publicidade -
EsportesRebaixamento, acesso e títulos: relembre o ano do Esporte de Araraquara

Rebaixamento, acesso e títulos: relembre o ano do Esporte de Araraquara

Apesar do rebaixamento da Ferroviária para a Série A2 do Paulista, amante do Esporte teve muitos motivos para comemorar em 2023

- Publicidade -

O ano de 2023 teve, pelo menos, três motivos para o amante de esporte de Araraquara comemorar: o acesso da Ferroviária para a Série C, a conquista da Copa Paulista pelas Guerreiras Grenás e os títulos do Sesi na LBF (Liga de Basquete Feminino) e no Campeonato Paulista.

Ferroviária no Campeonato Paulista (Foto: Tiago Pavini/AFE)

Entretanto, o roteiro da retrospectiva poderia começar de forma diferente, mencionando o rebaixamento da Locomotiva Grená no Campeonato Paulista após um empate sem gols com a Inter de Limeira. A equipe terminou a competição com a pior campanha, conquistando apenas nove pontos.

- Publicidade -

Após esse duro golpe, o time masculino da Ferroviária quase sofreu uma nova eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro. De desacreditado, o time de Araraquara avançou de fase, conquistou o sonhado acesso para a terceira divisão e acabou como vice-campeão.

Falando em vice-campeonato, no feminino, as Guerreiras Grenás também bateram na trave e ficaram com o segundo lugar no Brasileirão Feminino, ao perderem a final para o Corinthians. O título, no entanto, veio na Copa Paulista, após levar a melhor sobre o Red Bull Bragantino.

As mulheres, definitivamente, ‘ditaram as regras no esporte’ em 2023. O Sesi Araraquara, por exemplo, venceu tudo o que disputou nesta temporada: LBF e Campeonato Paulista. Além disso, a equipe teve três representantes – Débora Costa, Aline Moura e Gabriela Sossô – nos títulos Pan-Americano e da AmeriCupW conquistados pela Seleção Brasileira Feminina.

Basquete feminino vence mais uma partida em Araraquara (Foto: Assessoria Sesi)

Lauro Chaman teve mais um ano brilhante: conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo de Ciclismo paralímpico, levou a medalha de prata no Mundial de ciclismo paralímpico de estrada e as medalhas de ouro na prova dos 4 mil metros – perseguição individual C4-5 e de prata na prova de estrada de ciclismo da classe C4-5, ambas no Parapan .

Araraquarense Lauro Chaman conquista bicampeonato mundial de paraciclismo de estrada (Foto: Divulgação)

Quase no fim de 2023, a Ferroviária anunciou a saída de treze atletas do futebol feminino, incluindo a zagueira Day Silva e a atacante Eudimilla, ambas premiadas por se destacarem ao longo da temporada com a camisa das Guerreiras Grenás. Em contrapartida, a equipe de Araraquara fez os primeiros anúncios para a disputa da próxima temporada.

- Publicidade -

Ainda no futebol feminino, o torcedor foi presenteado com a realização do último amistoso da Seleção Brasileira Feminina na Arena da Fonte. Com a presença de Marta – eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo -, o Brasil goleou a Nicarágua por 4 a 0.

Marta ganha camisa da Ferroviária após partida da seleção em Araraquara (Foto: Redes Sociais)

O roteiro da retrospectiva no esporte poderia ainda mencionar as conquistas das categorias de formação da Ferroviária, bicampeã Paulista Sub-20 Feminino, os títulos da Copa da LPF ou da Liga da LPF conquistados pelo futsal feminino, ou o bicampeonato Sul-americano de Atletismo Master no lançamento de martelo pelo araraquarense Batista Haddad.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -