A Seleção feminina sub-18 está convocada para a Copa América da categoria. Nesta segunda-feira (11), o técnico João Camargo confirmou a lista de 15 atletas que começam os treinos no dia 18 até o dia 30 deste mês visando a competição que será disputada em Cáli, na Colômbia.
No dia 31, um total de 12 jogadoras viaja para a competição entre os dias 3 a 7 de fevereiro. A disputa classifica dois times para o Mundial sub-19, já que Canadá e EUA estão garantidos.
Por conta da pandemia da COVID-19, o torneio, que seria disputado em 2020, foi remanejado para este ano e com isso, meninas nascidas no ano de 2002 poderão jogar.
“Nós estamos ansiosos para iniciarmos os treinamentos. Planejamos tudo. Com certeza faremos 15 dias de trabalhos produtivos para dar continuidade ao que foi feito no fim de 2020. Aprimorar ainda mais a parte de conceito de jogo, dar entrosamento para as meninas, ritmo de jogo. Que elas assimilem o máximo que podem. A expectativa é das melhores possíveis. Sabemos que será difícil. Várias equipes fortes. Duas vagas apenas. Jogos com adversários diretos como Argentina e Colômbia, Porto Rico. Fortes. Não podemos subestimar ninguém. Faremos de tudo para o Brasil voltar a mais uma Mundial de categoria de base”, disse o técnico João Camargo, lembrando do Acampamento feito no fim de 2020, que também serviu como período de treinos para as meninas.
O torneio será jogado em formato de hexagonal, com todos se enfrentando. Competem: Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e o México.
O período de treinamentos no Brasil acontece no Ginásio do Sesi Araraquara, em São Paulo, seguindo todos os protocolos sanitários por conta da pandemia da COVID-19, também no hotel e deslocamentos.
Todas as atletas e comissão técnica farão testes PCR antes do período de treinos e antes da viagem para Cáli. A preparação a Seleção feminina conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil.
A comissão técnica terá como comandante o treinador João Almeida Camargo, com Virgil Lopez como assistentes. Ambos fazem parte da comissão técnica do time feminino adulto, de comando de José Neto, e dentro do projeto maior de implementação de um modelo de jogo da base ao adulto para o basquete feminino do Brasil.
Bruna Heloísa Rodrigues também aparece como assistente técnica. Adriana dos Santos será a líder operacional. E Rafa Bernardelli o preparador físico. Daniel Wattfy, técnico do Sesi Araraquara, será o treinador convidado no período de treinos em São Paulo.
CONVOCADAS:
Armadoras
Beatriz Aneas – Sesi Araraquara
Ana Paula de Oliveira Dias – Santo André/APABA
Alas/armadoras
Bianca Darrigo Soares – Sesi Araraquara
Stephany Gonçalves – Santo André/APABA
Vitória Moura Santana – ADC Bradesco
Letícia Rechembak – SACT/FME Criciúma
Alas
Allanis Delboni – ABASFI/Basquete Foz do Iguaçu
Geovana Thaina Neves de Oliveira – São José Desportivo
Maísa Pereira Dias – APAGEBASK/Guarulhos
Raiane Dias dos santos – ADC/Bradesco
Ala/pivô
Maiara Pereira Dias – APAGEBASK/Guarulhos
Pivôs
Gabriellem Edna de Paula – FR/SEMLP Pindamonhangaba
Rhayssa Jhennyfer Braz – ADC Bradesco
Ana Luiza Paulino – Basquete Jaraguá
Adrielly Francisco de Oliveira – Sodiê Doces/LSB RJ
Comissão Técnica
João Almeida Camargo Neto – Técnico
Adriana dos Santos Lopez – Gerente técnica
Virgil Lopez – Assistente técnico
Bruna Heloísa Rodrigues – Assistente técnica
Ariane Lopes dos Santos – Fisioterapeuta
Sanna Roque Pinheiro – Médica
Rafael Bernardelli – Preparador físico