O Departamento de Futebol Feminino da Ferroviária criou uma nova categoria para o desenvolvimento da modalidade. O clube, que já possui do sub-14 ao 20, agora terá também o sub-12.
A categoria vem com o objetivo de dar continuidade no processo de formação de atletas.
Visando o fomento e desenvolvimento da modalidade, a Federação Paulista de Futebol criou o 1º Festival de Futebol Feminino sub-12 para atletas nascidas entre 2011 e 2013 e será realizado no dia 21 de maio, em Santo André.
A Ferroviária mantém seu projeto ativo desde 2001 e, hoje, é referência nas categorias de formação, sendo o único clube a participar de todas as competições oficiais desde o sub-12 ao sub-20. Festival sub-12 e sub-14, Paulista sub-15, 17 e 20, Brasileiro sub-17 e 20, Liga de Desenvolvimento sub-14 e 16, além de representar Araraquara nos Jogos Regionais e Abertos.
Para a diretora de futebol feminino da Ferroviária, Nueli Silveira, é algo histórico.
“É um momento histórico para todos que vivem no futebol feminino e entendem o contexto em que ele é inserido. Essas jovens atletas que atuam na Ferroviária estão trilhando um caminho que outras gerações não tiveram a possibilidade e isso é motivo de muito orgulho para todos nós envolvidos. Termos a categoria sub-12 faz com que as atletas possam começar a praticar o futebol desde cedo, tenham um processo de formação mais adequado, transitando dentro das etapas de desenvolvimento e tendo a chance de competir desde cedo. O futebol de mulheres é uma realidade e a Ferroviária continua sendo pioneira, esperamos que mais clubes acompanhem esse caminho para que a modalidade siga crescendo e pensando a longo prazo.”
A Coordenadora das Categorias de Formação do Futebol Feminino da Ferroviária, Rafaela Esteves falou sobre a criação da nova categoria no clube. “Fico muito feliz e lisonjeada em participar da criação de uma nova categoria dentro do departamento de futebol feminino da instituição. Em parceria com a Prefeitura de Araraquara, o sub-12 chega com o intuito de desenvolver as atletas, não só em suas habilidades técnica, como também pensando no lado humanizado, com uma equipe multidisciplinar oferecendo todo suporte necessário nesse processo de desenvolvimento das atletas”, afirmou.
Atualmente no profissional, oito atletas foram formadas na base afeana: Yanne, Leilane, Grazy, Gessica, Luana, Nicoly, Ana Luiza e Aline Gomes.