A arte e a moda sempre estiveram presentes na vida da artista visual e empresária araraquarense Bruna Piovani. Recentemente ela resolveu unir as duas paixões para criar acessórios coloridos e diferentes.
Formas, cores, o corpo feminino são traduzidos em brincos e colares artesanais feitos com cerâmica plástica. Em 2019, Bruna começou a pesquisar e a explorar a cerâmica até encontrar a “fórmula secreta” para os objetos.
Quem vê as peças prontas não imagina o trabalho que dá para ficarem prontas. Para produzir as peças artesanalmente é usado de máquina de macarrão a forno elétrico, onde a peças passam por duas queimas. É um processo lento, que pode demorar até 15 dias para a finalização.
“No início foi bem difícil porqu e ela é uma massa dura, e tive que aprender sozinha e tem um segredinho meu. Tem a parte de lixar, polir, eu sempre peço uns 15 dias úteis para eu produzir. Porque precisa ter muito cuidado, faço tudo manualmente, embalagens, e tem o tempo de criar e desenhar as peças”, explica.
Antes de começar com os acessórios, a artista já havia trabalhado com a cerâmica tradicional de barro e fazia utilitários como xícaras e prato.
ARTE, FEMININO E NATUREZA
O universo feminino predomina em suas criações, com desenhos coloridos de rostos de mulheres, bocas e até a Vênus de Milo (famosa estátua grega do amor).
A pop art, o concretismo e a natureza também permeiam o seu trabalho e são uma assinatura original do processo artesanal.
“A inspiração vem das artes e da natureza, fiz uma coleção de abelhas, também me inspiro em Lygia Pape, Hélio Oiticica e no corpo feminino, como a Vênus de Milo”, comenta.
A coleção de brincos da Vênus faz muito sucesso na pandemia, sendo uma dos mais procurados.
“Eu comecei antes da pandemia mas me beneficiei com o aumento das compras online. É desafiador porque além do contato com os fornecedores, parceiros e clientes, ainda preciso criar e produzir novas peças constantemente”, aponta.
Além de seus desenhos, ela também faz parcerias com artistas da cidade, como o quadrinista Luciano Salles e a fotógrafa e artista Leila Penteado.